Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Barcelos

análise de Nuno Gouveia, em 09.10.09

Fernando Reis é o presidente da Câmara Municipal de Barcelos há cinco mandatos, que tem como principal opositor o independente Miguel Costa Gomes, que se candidata pelo PS.  

 

Os três primeiros fazem parta da primeira vaga de cartazes do PSD, onde se destacam algumas das competências do presidente, como trabalho, competência e confiança. São cartazes bem conseguidos, com bastante cor e vivacidade. O laranja em Barcelos é cor ganhadora, e por isso são utilizados nestes cartazes. O slogan "O Nosso Presidente" não é original, mas pretende criar uma relação de confiança entre os eleitores e o candidato. No último cartaz, Fernando Reis com a cidade de Barcelos desfocada como fundo do cartaz. Gostava de ver este cartaz com a imagem nítida. Talvez fosse mais eficaz. 

 

 

 

 

 

 

 

Este cartaz do candidato do PS não é nada de especial: nem graficamente nem sequer em termos de mensagem. "O Novo Presidente" apela à mudança e parece-me acertado utilizar o cliché "um cidadão com provas dadas". Um cartaz que cumpre os objectivos, mas não mais do que isso.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:55


Castro Daire

análise de Nuno Gouveia, em 09.10.09

Este é o cartaz do candidato da Junta de Freguesia de Castro Daire, em Viseu. Força Teixeira!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:12


Braga

análise de Nuno Gouveia, em 09.10.09

Em Braga a disputa pela vitória é entre Mesquita Machado e Ricardo Rio, mas Miguel Brito, antigo vereador do CDS, é candidato pelo MPT. Sem grandes esperanças de ser eleito vereador, dizem as más línguas que esta candidatura serve apenas os interesses do actual edil. 

 

Este é um cartaz algo confuso, com a utilização de vários tipos de letra, algumas muito pouco perceptíveis, e onde a palavra Braga às cores também não fica bem. O slogan, "Braga é gente" também não se percebe muito bem. A fotografia do candidato podia estar melhor, e até parece que está esticada.

 

 

enviado por email.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:01


Portimão

análise de Nuno Gouveia, em 09.10.09

Já analisamos alguns cartazes desta campanha autárquica. José Dias é o candidato do PSD, que pretende derrotar o actual presidente, Manuel da Luz. 

 

 

Neste último cartaz, José Dias apresenta-se ao eleitorado como o rosto da mudança, adaptando o primeiro slogan (Hora de Mudança). A fotografia do candidato é que podia estar melhor, com mais vivacidade. Em baixo um excelente cartaz do candidato à Junta de Freguesia da Mexilhoreira Grande.

 

 

enviado por email. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:14


Barreiro

análise de Nuno Gouveia, em 08.10.09

Um concelho de Esquerda, conforme o Rodrigo já tinha escrito neste post

 

 

 

Nuno Santa Clara Gomes é capitão de Abril, e não se esquece de explorar esse facto. Gosto particularmente deste último cartaz. 

 

 

Se para o candidato do PS o Barreiro está em primeiro, para o Bloco de Esquerda, são as pessoas. O Bloco não inova muito nestas autárquicas, apresentando quase sempre o mesmo cartaz, mudando apenas o slogan.

 

 

O PSD, de Nuno Banza, apresenta aqui um cartaz de conjunto, que me parece muito mal concebido em termos gráficos. Além das fotografias, também o slogan está mal inserido no cartaz. "Mudar com Responsabilidade" também não é muito original. 

 

 

O actual presidente de Câmara da CDU, Carlos Humberto, apresenta-se neste com gravata (ao contrário do anterior), com um slogan simples mas que apela ao envolvimento directo dos eleitores. Um bom cartaz.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:22


Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


subscrever feeds