Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Sem desvios que é para não confundir os eleitores
Já tinha vindo a Sobral de Monte Agraço. Na altura comentei as primeiras imagens de campanha do PS e do PSD. Em ambas os cabeça-de-lista para a Câmara Municipal são jovens. Mas, como disse então, apenas na idade. Pois nas campanhas isso não era bem assim.
Agora volto lá para analisar as últimas peças de campanha (versão outdoor), mas já com uma imagem da força política que lidera o concelho, a CDU.
E comecemos pelo PS. Não tenho como esconder. Gosto da dinâmica desta campanha. Gostos são gostos e este é o meu. Mais uma boa composição fotográfica, com Pedro Coelho dos Santos rodeado por cidadãos do concelho, numa postura alegra, empática e próxima (com uma homenagem a uma pessoa especial da sua vida, como já pude ler por aí).
É uma continuação lógica de uma campanha bem construída e pensada. O grafismo mantém-se e faz ligação às peças anteriores, bem como o slogan que evolui do “Consigo pelo Sobral” para um “Connosco pelo Sobral”, o que reforça a imagem de dinamismo e mobilização popular. A posição (local onde o cartaz foi posto) deste cartaz é a mesma do anteriormente analisado e tem destaque.
Bom… Como disse no primeiro texto sobre a campanha neste concelho, “Joaquim Biancard Cruz também é um candidato jovem. Mas apenas na idade.” Esbatem-se as “ondinhas” criticadas anteriormente (continuo a dizer que o poder do Imagens de Campanha é enorme!...), mas continuam lá que o designer cede mas não vacila, “Sobral (já não) Avança” (slogan inicial) porque estamos “Juntos pela nossa terra” – o que tendo em conta a composição fotográfica é mais uma redundância, bonita de se escrever, mas redundância na mesma – e chegamos às fotos.
E para as mesmas até faço um parágrafo de (des)propósito. O candidato à Câmara lá tirou o pullover (ou lá o que era, pois não sou especialista em moda), o que lhe deu um ar mais jovem, sorriu, o que lhe dá uma imagem mais simpática (lá está o tal poder do Imagens de Campanha) e, cômputo geral, melhorou. Mas ele não está sozinho no outdoor. E aí é que a coisa volta ao mau… É que, confesso, já vi pessoas mais sorridentes em velórios. Queriam dar um ar de seriedade? Não deram. Deram mesmo um ar de quem acha que os resultados do dia 29 não lhes vão sorrir. Porquê? (deixo a pergunta no ar)
E, eis que aqui também temos cartaz da CDU. E não é preciso muito. A maioria tem-lhes sorrido, pelo que basta dizer “presentes”. E é isso mesmo este cartaz (pequeno formato): “o Nosso Concelho vai continuar a ganhar”, “provas dadas, confiança no futuro”, “com esta equipa”, fundo CDU Autárquicas 2013 (que isto de querer outras composições gráficas não é para aqui chamado – era só o que faltava), as fotos do candidato e equipa (a tal da frase) e pronto: Já não podem dizer que não fizemos “outedores”. É mau? É. Cumpre? Também. A menos que dinâmicas da oposição tragam surpresas e aí a coisa pode ser chata.
Isto que escrevi no parágrafo acima pode ver-se nas posições. Conseguem ver o outdoor do PSD/CDS? Era fácil. E o do PS? Também era. O da CDU? Ah pois… Está lá, isso está (cumpre) mas quem tiver problemas oculares não vai ficar satisfeito com o desafio do “onde está o Wally”.