Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Abrantes :: PS, PSD, CDS e CDU

análise de Rodrigo Saraiva, em 25.09.13

Nestas autárquicas Abrantes já nos trouxe do pior e do melhor que já vimos. Hoje é dia para voltar e para além de voltarmos a falar de PS e PSD, vamos ao CDS e CDU. E sigamos esta ordem.

O PS mantém o conceito e faz bem. Se resulta é não mexer. Quer o grafismo como as mensagens, mas com a devida adaptação à fase de campanha. Depois de vários “Aqui,”, agora o “Aqui,” colectivo e de compromisso. Um cartaz que consolida esta campanha, no que a cartazes diz respeito, como das melhores. O único detalhe que me faz alguma confusão é as mãos da candidata, que poderia ter sido contornado se aquando da fotografia o “cartaz” que seguram estivesse mais baixo. Bem sei que o designer depois teria outro trabalho para elaborar o cartaz final, mas a candidata (e é logo a cabeça de lista) deve ser protegida.

Se o PS fez bem em não mexer, o PSD fez muito bem em mudar completamente. Só não mudam o slogan e ainda bem, pois como aqui disse, está interessante e foge às banalidades que vemos em demasia. Nesta fase não apresentam um cartaz fantástico. Longe disso. Aliás, a parte de cima está um bocado mal amanhada. Mas a parte inferior está bem conseguida, com letterings interessantes a dar um toque de modernidade que o cartaz acaba por transmitir.

O cartaz do CDS acaba por estar interessante. Mas deixa-me a matutar. Fico na dúvida se não teria sido melhor opção não utilizar o azul de fundo, dando força à fotografia da terra. E claro que nesse caso a cor das letras teria que ser outra. E já que falo das letras, aquele “futuro com memória” está a mais. Mais destaque ao “Abrantes, agir quanto antes!” e com um arranjo gráfico e arrisco a dizer que teria ficado um cartaz bem classificado no nosso top+. Sendo assim, é mais um.

E chegados à CDU …

mas o que é que deu na cabeça do designer para meter os nomes dos candidatos a amarelo com rebordo a preto? Porquê? Mas porquê? Sem isso e teria ficado um cartaz dos habituais da CDU, que cumpre o manual de normas do PCP, aliá, da CDU, e cumpre objectivos. E alguém podia ter dito à candidata para ir tirar fotografia com roupa lisa. E como já não bastava o amarelo dos nomes, as bolinhas da roupa, logo haviam de nos enviar uma foto de um cartaz mal colado. Foi maldade, só pode.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:48


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


subscrever feeds