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Hoje voltamos a Almada e vamos disparar em várias frentes.
A CDU surge com um cartaz de apelo ao voto, mas segue uma linha similar ao seu primeiro cartaz, mantendo um “montinho” e as cores, mas alternando-as de posição. O slogan difere, mas insiste na continuação. O candidato surge com um casaco diferente, mas a gravata é a mesma (as coisas em que reparamos). E aqui o destaque vai para quem o acompanha. Não apenas o candidato à Assembleia Municipal, mas também a mandatária, não menos do que a histórica presidente, Maria Emília de Sousa. Coerente. Eles assumem que é continuação. E os almadenses têm confiado.
Sei que entre o primeiro cartaz e este o PS teve outros. Não nos fizeram chegar nem conseguimos tirar fotos, mas deixo aqui, mas uma vez, link para o blog nem Tudo Freud Explica. (e fica aqui outro link do mesmo blog que analisa este cartaz e o de cima da CDU). Chegou-nos agora este. E embora numa opção bem diferente do primeiro cartaz mais uma vez um bom cartaz, diria que “limpinho, limpinho” e em linha com os anteriores. Claro que fica a questão do porquê de uma mudança tão radical (?). Neste cartaz a leitura de todos os elementos está impecável e o candidato, que o cartaz já assume como “O Novo Presidente!”, surge mais uma vez bem sorridente. O slogan não é original, mas é e está impactante. O ponto fraco do cartaz está na não identificação de Ana Catarina Mendes (é ela, certo?) que aqui aparece por ser a cabeça de lista à Assembleia Municipal. Não sei se os índices de notoriedade são tão elevados que permitam está ausência de referência, mas posso estar enganado.
O PSD surge com novos cartazes onde apostam num novo arranjo visual. Os primeiros eram mais impactantes, pela opção gráfica, e marcavam com força a presença, agora a aposta é mais sóbria e o candidato, mantendo um sorriso surge mais descontraído. A opção da fotografia desfocada (talvez um pouco menos desfocada teria ficado melhor) em fundo ajuda a este efeito de simpatia e proximidade. Ao nível das mensagens a opção foi de insistir, mantendo aquelas que têm sido as bandeiras programáticas da candidatura. (mais fotos no final do post)
E para terminar uma novidade. Eis o cartaz de Domingos Bulhão, candidato do PCTP/MRPP. Andava eu a dizer em outros posts que a opção de um cartaz nascer e viver da fotografia era boa, não era? E mantenho. Mas aqui temos a prova de que até nisto dos cartazes é preciso ter alguma arte e engenho. Mas acho que podemos dizer que de todos os cartazes analisados este é aquele que é mais doutrinário. Quer pela opção da fotografia, destacando a histórica Lisnave, como por outros pormenores de forte pendor dogmático. E foi suavizado, pois o primeiro foi mesmo para o top deste tipo de cartazes. Curioso que em Lisboa aconteceu o mesmo nos cartazes da candidata do PCTP, lá fizeram desaparecer a "moldura".
Como já perceberam, quer por este post como por este onde assumidamente copiámos um post, recomendo fortemente a visita ao blog Nem Tudo Freud Explica. Posso não concordar com todas as opiniões lá expressas, mas são em larga maioria bastante válidas. É de leituta obrigatória para quem é de Almada, mas também vai falando de outros concelhos. Simplificando, deixo o link para a tag “autárquicas 2013”.