Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Almada :: CDU, PS, PSD, PCTP/MRPP e Nem Tudo Freud Explica

análise de Rodrigo Saraiva, em 24.09.13

Hoje voltamos a Almada e vamos disparar em várias frentes.

A CDU surge com um cartaz de apelo ao voto, mas segue uma linha similar ao seu primeiro cartaz, mantendo um “montinho” e as cores, mas alternando-as de posição. O slogan difere, mas insiste na continuação. O candidato surge com um casaco diferente, mas a gravata é a mesma (as coisas em que reparamos). E aqui o destaque vai para quem o acompanha. Não apenas o candidato à Assembleia Municipal, mas também a mandatária, não menos do que a histórica presidente, Maria Emília de Sousa. Coerente. Eles assumem que é continuação. E os almadenses têm confiado.

Sei que entre o primeiro cartaz e este o PS teve outros. Não nos fizeram chegar nem conseguimos tirar fotos, mas deixo aqui, mas uma vez, link para o blog nem Tudo Freud Explica. (e fica aqui outro link do mesmo blog que analisa este cartaz e o de cima da CDU). Chegou-nos agora este. E embora numa opção bem diferente do primeiro cartaz mais uma vez  um bom cartaz, diria que “limpinho, limpinho” e em linha com os anteriores. Claro que fica a questão do porquê de uma mudança tão radical (?). Neste cartaz a leitura de todos os elementos está impecável e o candidato, que o cartaz já assume como “O Novo Presidente!”, surge mais uma vez bem sorridente. O slogan não é original, mas é e está impactante. O ponto fraco do cartaz está na não identificação de Ana Catarina Mendes (é ela, certo?) que aqui aparece por ser a cabeça de lista à Assembleia Municipal. Não sei se os índices de notoriedade são tão elevados que permitam está ausência de referência, mas posso estar enganado.

O PSD surge com novos cartazes onde apostam num novo arranjo visual. Os primeiros eram mais impactantes, pela opção gráfica, e marcavam com força a presença, agora a aposta é mais sóbria e o candidato, mantendo um sorriso surge mais descontraído. A opção da fotografia desfocada (talvez um pouco menos desfocada teria ficado melhor) em fundo ajuda a este efeito de simpatia e proximidade. Ao nível das mensagens a opção foi de insistir, mantendo aquelas que têm sido as bandeiras programáticas da candidatura. (mais fotos no final do post)

E para terminar uma novidade. Eis o cartaz de Domingos Bulhão, candidato do PCTP/MRPP. Andava eu a dizer em outros posts que a opção de um cartaz nascer e viver da fotografia era boa, não era? E mantenho. Mas aqui temos a prova de que até nisto dos cartazes é preciso ter alguma arte e engenho. Mas acho que podemos dizer que de todos os cartazes analisados este é aquele que é mais doutrinário. Quer pela opção da fotografia, destacando a histórica Lisnave, como por outros pormenores de forte pendor dogmático. E foi suavizado, pois o primeiro foi mesmo para o top deste tipo de cartazes. Curioso que em Lisboa aconteceu o mesmo nos cartazes da candidata do PCTP, lá fizeram desaparecer a "moldura".

 

Como já perceberam, quer por este post como por este onde assumidamente copiámos um post, recomendo fortemente a visita ao blog Nem Tudo Freud Explica. Posso não concordar com todas as opiniões lá expressas, mas são em larga maioria bastante válidas. É de leituta obrigatória para quem é de Almada, mas também vai falando de outros concelhos. Simplificando, deixo o link para a tag “autárquicas 2013”.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:48


já andam a falar aqui

De Rodrigo Saraiva a 25.09.2013 às 12:46

Nós explicamos sem qualquer problema. Como não somos omnipresentes a base do nosso "trabalho" são fotos tiradas directamente por nós e, a maioria, simpáticas colaborações e contributos que nos chegam por mail.
Adicionalmente temos feito um esforço de tentar analisar e publicar fotografias dos cartazes colocados na rua e não apenas imagem do cartaz ou feitas para facebook e sites.
Dentro destas limitações e critérios posso dizer que já nos chegou um mail com uma imagem do CDS em Almada e uma foto. Infelizmente esta era de baixissima resolução, pelo que não seria digno e justo para o CDS ter essa foto publicada e também não permitia uma justa análise.
Se quer ajudar à "correcção" pode sempre pegar numa máquina fotográfica (ou telemovel se o tiver com máquina) tirar fotografia do cartaz (ou cartazes) e enviar-nos para o email do blog. Está ali na barra direita, mas coloco aqui: imagensdecampanha@sapo.pt

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog