Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Proximidade
A Trofa é um concelho jovem e no qual os seus habitantes ainda vivem com o orgulho de terem conseguido, com muita luta, ser concelho (fará em Novembro 15 anos). Orgulho apesar de ainda existirem zonas sem saneamento básico e sem água canalizada e de, em contraciclo com a Grande Área Metropolitana do Porto, a Trofa ter perdido nos últimos 4 anos mais de 2500 habitantes.
Nesse contexto, e se de repente uma candidatura arrisca e lança como última fase da sua estratégia de campanha algo "fora da caixa"? É esse o motivo para o nosso regresso à Trofa, à campanha da coligação "Unidos pela Trofa - PSD/CDS-PP", Sérgio Humberto.
Escolheram pessoas da terra, sob o lema "Orgulho Trofense". Pelo que sabemos, existe o taxista, o homem do talho, o casal de idosos, o jovem casal com um bebé ao colo, o serralheiro, jovens, crianças, o motard, o agricultor e a florista. A avaliar pelas fotos e pela informação que nos chegou, não recorreram a nenhum banco de imagens, preferindo convidar pessoas da terra como figurantes desta campanha. Uma opção interessante, embora arriscada.
E também foram originais no formato 1,70x65 (pendões) e na colocação dos mesmos, convidando as pessoas a colocar nas varandas das suas casas, para além da colocação em postes do concelho. Também pela informação obtida, o material utilizado foi lona aproveitada das sobras de corte existente na empresa que as produziu.
As fotos, umas excelentes, outras boas e uma ou outra menos conseguida conseguem, em conjunto com o lema fazer uma campanha bastante interessante e que pode marcar a diferença. Graficamente bem conseguida.
Uma campanha de proximidade bem pensada e, pelo que se vê nas redes sociais da candidatura, acompanhada de bons vídeos. É uma nova forma de encarar o conceito de marketing político de proximidade. Com cabeça, tronco e membros (literalmente e em sentido figurado…).