Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Seixal :: PSD, CDU, CDS, BE e a própria autarquia

análise de Telmo Carrapa, em 12.09.13

Já tínhamos viajado até ao Seixal. Na altura ainda só tínhamos as imagens do cartaz do PS, como podem ler aqui. Agora, um dos nossos leitores fez-nos chegar fotos de mais cartazes das outras forças políticas que concorrem no Concelho (tenho que ter cuidado na forma como escrevo esta palavra, como se verá mais à frente).

Para quem não se lembra (ou não tem pachorra para ir ler o outro post), nas últimas autárquicas, como desde 1979, o PCP (ok… a CDU…) venceu as eleições para a Câmara Municipal do Seixal com 47,83% dos votos. O PS, liderado pelo actual candidato, foi a segunda força política mais votada, com 22,86% dos votos. Só que, por limitação de mandatos, o actual Presidente da Câmara não se poderá recandidatar, avançando o número dois do executivo.

E chegamos assim aos cartazes. E para começar, avante com o cartaz de quem lidera o município.


Como dizia ao meu colega de blog Rodrigo Saraiva, nem sei se devo falar deste cartaz aqui. É que é tão à frente para o que a CDU tem vindo a fazer por esse país (pelo menos do que tenho visto, posso estar enganado, admito) que temo que o candidato venha a ser expulso do partido… Bem… O azul que caracteriza as campanhas da CDU está lá, é verdade. Mas o formato (até agora, com excepção de Almada, só tinha visto pequenos formatos), a foto do candidato sorridente (com gravata e tudo), é uma lufada de ar em comparação com o que tenho visto. Mostra que é “sangue novo” que está a concorrer.

Mas o “sangue novo” fazia parte do executivo (era o número dois), Então porquê “para uma vida melhor”? Melhor que quê? Que no(s) último(s) mandato(s)? É que este tipo de slogan usa-se quando se é oposição. Não quando se é situação… Acho que o arrojo aqui foi longe demais. E agora sobre aquele apontamento gráfico que está na parte direita do cartaz (para quem o está a ler): Quando vi aquilo veio-me a sensação de estrangulamento (que acredito que seja a vontade do designer daquilo me fazer se ler este post). É um apontamento gráfico, o que é de louvar para a comunicação gráfica deste partido. Mas não gosto.


Quanto a este não me vou alongar. Para quem em 2009 se apresentou como o “Obama da Margem Sul”, com um “sim conseguimos”, isto é demasiado redutor (e mau, já agora…). Não vou falar da foto, com toda a gente com a mesma pose (é disto que se fala quando se fala em sintonia política, não é?), nem das cores (e ondas e afins) que já não dizem nada. Mas aquele slogan… Não havia nada mais cliché para usar no dicionário de termos políticos consultado? Enfim… Parece que “sim, conseguimos”: Uma má campanha.

A foto do candidato à Presidência da Câmara (com o acento no primeiro “a” – quem viu o cartaz anterior percebe porque é que digo isto), está boa. Aliás, em termos de fotografia o cartaz está bom. A cor é coerente, e não se esperava grandes alterações. O cartaz tem elementos a mais mas também só recebemos um pequeno formato. Acredito que num 8x3 o arranjo ficaria melhor (neste formato não fica). Mas o slogan… Esta coisa dos trocadilhos… Ó pá… E aquele arranjo gráfico onde sobressai o “nós”? A ideia era ser egocêntrico? Se sim, então parabéns! Conseguiram.

 A imagem não é das melhores mas foi a que recebemos (se nos enviarem uma melhor substituímos esta). Mas dá para entender o cartaz. E não vou dizer muito sobre o mesmo. Não há muito a dizer. Faz ligação às cores do Bloco, lá fala do “mudar” – tem que ser, não é?, e apresenta as pessoas. Não há mesmo muito a dizer… Ou havia. Mas não vou fazer porque não quero gerar más disposições.


Para terminar uma acção de comunicação (campanha?) da própria Câmara, aquela que é liderada pela CDU. Nesta coisa da comunicação política, existe uma diferença entre marketing político e marketing eleitoral. Até se colocarem materiais de marketing político em período de marketing eleitoral. E aí confunde-se tudo. A obra foi feita? Parabéns. Mas anunciá-lo nesta altura… Parece que a CNE só se pronuncia sobre outras coisas…

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:40


já andam a falar aqui

De Rita Matos Oliveira a 12.09.2013 às 17:44

Boa tarde, começo por dar os parabéns aos autores do blog pela dedicação e empenho ao Imagens de Campanha, que muito me agrada e que leio com grande interesse. Comento para fazer duas observações: a primeira é a de que o Telmo Carrapa deveria, no meu entender, estender os seus comentários porque os leitores vêm aqui precisamente para perceber o que está a ser mal feito e como se pode fazer melhor. A segunda é sobre o marketing político em tempo de eleições para acrescentar que em Almada a situação é a mesma, o que faz sentido, visto terem todos a mesma escola.

De Telmo Carrapa a 13.09.2013 às 16:06

Obrigado pelo comentário Rita. Em relação à segunda observação pode ler a minha opinião na resposta ao comentário seguinte.
Quanto ao estender os meus comentários, eu entendo. E neste post em particular entendo ainda melhor ;-)
Mas às vezes opto por não o fazer pois nem sempre estamos dentro das características de determinadas campanhas (contingências - financeiras e afins), pelo que posso ser ainda mais injusto em relação às mesmas.
E os meus comentários não pretendem ser análises rigorosas e "científicas" das campanhas. Tento ver, bastantes vezes com ironia - aceito e confesso, o que está a ser comunicado e o como está a ser comunicado. E tento passar isso para os meus textos. Apenas e só. Não vou prometer que tentarei ser mais alargado e rigoroso. É que não sou candidato e por isso só faço promessas que saiba que irei cumprir...

De Hugo Serejo a 13.09.2013 às 09:46

Mais uma vez uma excelente análise, concordo em absoluto com a questão da campanha eleitoral subliminar de quem está no poder, infelizmente transversal ao espectro nacional e mesmo político pois há vários casos similares pelo país e pelas diversas forças políticas. No entanto, no caso da CDU, é típico e prática corrente onde são poder.

De Telmo Carrapa a 13.09.2013 às 15:59

Obrigado Hugo. Eu sei que é, infelizmente como diz, prática comum por esse país. Mas se já irrita a inauguração de uma série de obras só porque a data das eleições está aí à porta, então esta apresentação de obra feita em complemento de campanha do partido que está no poder atinge o expoente máximo de descaramento. Mas é o país (autárquico e não só) que temos. É pena.

De André Nunes a 18.09.2013 às 12:36

Está enganado Telmo Carrapa.

"O expoente máximo de descaramento" foi atingido nos últimos dias. Há um NOVO outdoor da Câmara Municipal do Seixal, agora não com promoção de obra FEIRA, mas com PROMESSA de NOVA obra: uma nova travessia do Rio Judeu para peões e com ciclovia. (Note-se que em nenhuma das margens existe ciclovia)

Sei de fonte segura que essa obra não tem sequer proejcto, orçamento ou aprovação por qualquer organismo. É basicamente um "desejo".

Este novo outdoor está colocado na Ponte da Fraternidade, entre Torre da Marinha e Correr de Água. Ponte essa que há uns anos que parece um terreno de combate mas, curiosamente, começou HOJE a ser asfaltada.

De Filipe a 23.09.2013 às 22:27

CDU não voto de certeza. Tantos anos na CDU e o concelho está uma verdadeira desgraça. Encheram o concelho de urbanismo e arquitectura pato-bravo e ainda votam neles estes anos todos, enfim, povo labrego não se estava à espera de outra coisa. Aqui em Miratejo à cerca de uma década que praticamente nada se faz no bairro, nem pilaretes para os carros deixarem de estacionar no passeio se colocam sequer. É uma vergonha, espero que a CDU perca este concelho e que não o volte a ter nunca mais.

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog