Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Esposende é o que se pode designar de “uma Câmara de direita”.
De 1976 a 1985 o CDS sagrou-se vencedor em todas as autárquicas. De 1989 a 2009 o PSD saiu sempre vencedor.
João Cepa (PSD) é o actual presidente e atinge o limite de mandatos, tendo sido escolhido Benjamim Pereira para liderar a lista do PSD.
João Nunes é o candidato do PS, Berta Viana do CDS e Fernando Almeida da CDU.
Este concelho do distrito de Braga, como todos saberão, é banhado pelo mar, o que poderá justificar a aposta de todos os candidatos nas ondinhas, que tanto aqui “criticamos”.
Comecemos pela análise das imagens de campanha de Benjamin Pereira:
A fotografia é adequada, o candidato olha de frente, sorri. A cor escolhida nesta campanha é o verde, cor da esperança.
Ondinhas com aspecto carnavalesco, como estas, estão na lista do “Not to do”.
O slogan está longe de ser diferenciador e esta não é uma mensagem forte, “ganhar o futuro”.
A propósito do slogan, não deixa de ser irónico que o CDS tenha colocado um outdoor ao pé do do candidato do PSD com “Ganhar o presente”. (Vão dividir o mandato?!)
João Nunes opta por um outdoor de fundo branco e pelo uso de uma foto onde surge com um sorriso discreto (quase inexistente).
O slogan “Mudança Tranquila” remete para a necessidade de acabarem com a liderança de direita, e do PSD.
Por fim, a candidata do CDS destaca o verbo “fazer”. Parece-me uma escolha acertada. A mensagem "Fazer o que ainda não foi feito" remete-nos para uma música de Pedro Abrunhosa (não sei se intencionalmente). Música aqui.
Não acho a mensagem extraordinária mas é a mais forte destas campanhas analisadas.
A fotografia é adequada e a cor escolhida é o azul, uma das cores do concelho e a cor do partido.
Do ponto de vista de execução gráfica o outdoor é pobre.