Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Este post deveria chamar-se, os meus, os teus e os nossos, ou melhor, o nosso, o novo e o que nem por isso. Percebeu? Imagino que não, mas lá chegará a hora em que tudo será mais claro.
Para já olhemos a situação política em Ponta Delgada.
Os Açores ao nível de eleições deverão ser analisados na métrica A.MA e D.MA. Ou seja Antes do Mota Amaral e Depois do Mota Amaral, mas sendo certo que as eleições para as câmaras escapam um pouco a esta lógica, ainda assim o resultado em 2009 foram 11 câmaras para o PS e 7 para o PSD confirma esta teoria. No entanto em 2005 o resultado era exactamente o inverso. Mas centrando-nos em Ponta Delgada a câmara é PSD que candidata o seu actual presidente, José Manuel Bolieiro, que em 2009 estava em segundo lugar na lista que teve 60,69% dos votos, um curioso resultado como diria Mota Amaral, contra 31% do PS.
Ou seja, temos um candidato presidente, José Manuel Bolieiro, um candidato a presidente, José Contente do PS, e um candidato que não imagina possa vir a ser presidente, Pedro Pereira, mas que procura melhorar o resultado para o CDS.
Vamos então ao cartazes começando pelo do PSD.
Simples, directo, limpinho limpinho, que cumpre os objectivos a que se destina. Uma boa foto, um bom jogo de “azuis” com as letras em branco. Tão simples e tão eficaz. Noto apenas a falta das indicações da web, sendo que o sítio oficial do candidato existe e como tal não foi aproveitado o cartaz para espalhar “a boa nova”. Mas claramente aprovado este cartaz.
Vamos então ao cartaz do PS.
Era escusado usar as barras amarelas e vermelhas. Ao que se junta ainda a cor avermelhada da palavra “Ponta Delgada” mais o da “Ação e Coração”. Ficamos a saber que o homem é de acção e tem bom coração. Quem será o médico? E? ah, é o novo presidente. Não sei a ordem pela qual foram colocados os cartazes, e se houve fuga de informação mas claramente diria que o do PS vem em resposta ao cartaz do PSD. Mas mesmo que o não seja, o slogan “Novo Presidente” é bom mas deveria ter algo mais de suporte do que as características do candidato. E que ainda por cima são fraquitas. Claramente este cartaz perde para o do PSD.
E chegamos ao do CDS.
Em que temos ondas em quantidade, picotados idem aspas e tipos de letras para vários gostos. Vá lá que não abusaram da paleta de cores e mantiveram-se no azul. Uma particularidade é que nenhum deles é o do CDS e mesmo o logo não está conforme as normas do partido. Graficamente o cartaz é pobre, mas pelo menos não nos fere em demasia os olhos. Mas o slogan é bom, dando uma nota de desprendimento e de liberdade, o que vai de encontro à vontade das populações, que é de ter políticos ao serviço do concelho e não concelhos ao serviço dos políticos.
Em resumo se ordenasse os três, em primeiro ficaria o do PSD, em segundo o do CDS e em terceiro o do PS.
E ainda se lembra como comecei o post? ok, fico mais descansado.
Nota: por lapso o post inicial ia com uma crítica ao apelo ao voto por parte dos socialistas. Fui alertado que a lei já permite esse apelo. Agradeço a quem me corrigiu, e peço desculpa aos leitores pelo erro e em especial aos directamente visados no meu post.