Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O Bloco de Esquerda no seu início, dando seguimento ao que se conhecia do PSR, tinha campanhas originais, disruptivas e atrativas. Nos últimos anos têm perdido esse fulgor. Por isso foi com agrado que me deparei com a campanha de José Soeiro, candidato que o Bloco apresenta no Porto.
E acho que pela primeira vez não vamos analisar a imagem e totalmente o conteúdo, pois trata-se de intervenções artísticas. O importante para analisar é a opção de terem sido envolvidos 7 artistas da cidade, sendo que cada um fará um “cartaz” directamente em cada um dos 7 outdoors que serão colocados pela cidade do Porto.
Foto e info tiradas daqui.
Disse que não analisaria o conteúdo no total, pois há dois elementos a referir. Um é o slogan, que parece ser o da candidatura, “reinventar a cidade”, uma opção que encaixa muito bem no conceito da campanha. O outro é o slogan que deve ser apenas o deste cartaz e que puxa por uma temática que será preocupação directa de parte do eleitorado: “tanta gente sem casa, tanta casa sem gente”. Um slogan “musical”, que não é original e é encontrado em outro tipo de “intervenções”, bem mais discutíveis da suposta pertinência.