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Habitualmente as marcas/empresas (e aqui os candidatos) pecam por não terem presença nas redes sociais, mais por não saberem usá-las do que pela falta de vontade. Existem vários casos de empresas que criam presença em várias redes sociais (muitas vezes demasiadas) mas que não sabem aproveitar as suas potencialidades. Isto é, criam presença sem que haja uma estratégia com objectivos claros .
Quando vi a listagem da redes em que o candidato João Assunção Ribeiro, candidato à Câmara Municipal de Setúbal (análise do Rodrigo aqui), tinha apostado, Twitter, Facebook, Instagram, Flickr, Youtube, Google+, Pinterest, pensei de imediato que seria mais um desses casos, mas tenho de admitir que até fiquei positivamente surpreendida.
Pinterest, Tumblr e Google+
Comecei por analisar o Tumblr, o Pinterest e o Google+ do candidato. Há poucas marcas/empresas em Portugal que estejam a dinamizar correctamente a sua presença nestas redes, e não quis esperar para ver.
No Pinterest o candidato tem boards tão improváveis como o "x-files" onde podemos, entre outras imagens, encontrar propaganda política. Para além desse, no board “Cool” encontramos pins de imagens interessantes dos mais variados temas; no board “been, seen, done”, imagens de locais que o que o candidato visitou; e no “Inspiring”, imagens inspiradoras. Estes boards, complemento dos boards da campanha e cidade, mostram um lado informal do candidato do qual gostei imenso. Com cerca de 100 seguidores, e não sendo uma rede social onde esperaria ver um candidato português a apostar, vale a pena espreitarem!
No Tumblr, a rede social da Yahoo, do candidato são partilhadas maioritariamente fotografias do candidato “desprevenido”. Sem dúvida que a “fotografia” (e aqui são de alta qualidade) é das mais mais-valias desta campanha, tanto no offline como no online.
No perfil do Google+, apesar de apenas 22 pessoas terem adicionado o candidato aos seus círculos, é também colocado conteúdo com regularidade. Esse conteúdo abarca desde entrevistas ao candidato a frases inspiradoras de Nelson Mandela. É importante referir que muitas vezes a aposta nesta rede social é a pensar na optimização da presença da marca no online (SEO).
Em suma, os conteúdos são de qualidade e prestam atenção a pormenores como inserção de tags. Embora tenha gostado da abordagem do candidato, estas seriam redes sociais nas quais provavelmente não apostaria, atendendo à sua pouca (e particular) utilização no nosso país. Esta pode ser uma das razões que explique a quase inexistente interacção com os conteúdos.
Para além das duas redes sociais mencionadas acima, o candidato tem ainda presença no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Flickr!
Instagram e Flickr
Tal como o Pinterest e Tumblr, também o Instagram e o Flickr vivem de conteúdos visuais, imagens.
O perfil do candidato no Instagram é privado. Sendo uma das redes oficiais da campanha (mencionada no website) não deveria acontecer. Enviei o pedido para o seguir há 3 dias e o mesmo, à data desta publicação, ainda não tinha sido aprovado.
O seu Flickr serve essencialmente como repositório de imagens, neste caso 88 fotografias do candidato e da campanha. Não existe interacção e praticamente não há visualizações das fotografias.
Twitter e Youtube
O candidato já usava esta conta Twitter antes da campanha e tem publicado com frequência para os seus mais de 2000 seguidores. Grande parte do conteúdo publicado é replicado do Facebook. Pontualmente faz retweets e responde a tweets, onde mostra um lado informal do candidato em menções de siglas como “LOL”, indicações de gargalhadas e discurso informal.
Com 24 subscritores, mas mais de 4200 visualizações, o canal do Youtube é também utilizado nesta campanha e têm sido colocados vídeos com regularidade. Os vídeos, entrevistas e discursos são adequados mas poderiam ter uma descrição e tags associados.
Sendo o Facebook a rede social mais importante do nosso país, estava com grandes expectativas da página do candidato.
A página está dinamizada e o conteúdo é colocado diariamente (mais de uma publicação por dia, incluindo fins-de-semana). Os mais de 8000 seguidores são presenteados essencialmente com conteúdo da campanha. Mais uma vez destaco a qualidade das fotografias, principalmente da acção “Setúbal decide”.
Existem respostas a comentários, embora o administrador o pudesse fazer com maior frequência e criar mais diálogos. A página também poderia ser enriquecida com aplicações que acrescentassem valor à experiência do utilizador/ fornecesse mais informações, como apresentação dos candidatos e medidas.
De uma forma geral a presença nas várias redes sociais é boa mas existe espaço para melhorias.
Algumas sugestões: uniformização da presença nas várias plataformas (imagem de perfil/página, imagem de capa, utilização do mesmo nome e nome de utilizador); aposta não apenas em partilhar (bom) conteúdo mas promover interacção com os seguidores + dar respostas atempadas (principalmente no Facebook). Penso que também seria importante analisar se faz sentido o candidato estar em todas as redes sociais, de acordo com os objectivos da campanha e características de cada uma delas, ou se não está a dispersar a atenção.
Website
O design é clean e apelativo, e o website, de uma única página, reúne as informações mais importantes: informações sobre os candidatos, referência à presença noutras plataformas, formulário de contacto. Incluiria no website um blog, de forma a manter qualquer visitante actualizado com informações da campanha. Com a aposta em tantos social media e com uma campanha onde se produz regularmente conteúdo, substituiria a presença nalgumas das redes por um blog.
Do ponto de vista de SEO poderia ser melhorado, mas de uma forma geral o website serve os propósitos.
Dos candidatos destas autárquicas com os quais me cruzei nas redes sociais, atrevo-me a dizer que este, o João Ribeiro, é talvez o que tenha uma melhor presença, no geral. No entanto, espero ainda ser surpreendida e encontrar ainda exemplos melhores. :)