Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Póvoa de Lanhoso :: CDS e PSD

análise de Carlos Furtado, em 23.07.13

Póvoa de Lanhoso decididamente não é terreno para o CDS. 1,16% é o score em 2009 e 1,24 em 2005. E nas duas eleições o PSD manteve a liderança da câmara, sendo o seu actual presidente, Manuel José Baptista, recandidato a mais um mandato.

Situado bem no centro da região minhota, Póvoa de Lanhoso é pois mais um local em que o CDS tem que apresentar uma candidatura para cumprir calendário, pois é mesmo difícil que o facto de ser terceiro partido lhe permita ser fundamental na constituição da maioria.

A candidata, Deolinda Queirós, é assim uma “mulher de armas”, como referiu Altino Bessa quando da sua apresentação. O problema é que as armas de que dispõe são fracas perante a artilharia pesada que enfrenta. Mas só ao nível de captação de votos.

 

Indo ao que interessa, o cartaz, a análise não é muito favorável.

 

  

 

A foto da candidata, apresenta-nos uma mulher livre, solta, sorridente, confiante com a vida. Mas não a futura presidente da câmara.

 

Mais a mais que o efeito de sombra em seu redor ainda lhe dá um ar mais estranho, como que uma ninfa que desceu à terra. Imagino o desespero do gráfico quando lhe colocaram como hipótese fazer um recorte da foto da Deolinda Queiros. A solução estava na nuvem terá pensado aliviado.

 

Mas pior de tudo é a foto da paisagem. Póvoa de Lanhoso ser identificada por uns “obeliscos”, esbatidos numa foto a preto e branco para onde atiraram um azul manhoso, não ajuda em nada em dar projecção à candidata. Parece saído da revolução industrial.

 

E o slogan não traz nada de novo. Admitimos que todos tenham o seu concelho no coração. E? que traz de novo?

 

O resultado final é claramente pouco favorável. Nota 8. Com pena, pois está bom de ver que a candidata deve ser boa “onda”.

 

 PSD

 

Por falar em ondas, temos também o cartaz do PSD para analisar. Esta necessidade de mostrar que se domina as curvas no computador põe-me doido.

 

 

 

 

 

 

A foto do presidente/candidato é quase boa. Olha de frente, com um sorriso a “25%”, mas parece-me que a foto poderia ser bem menos agressiva e não aproveitar a altura total do cartaz. O candidato não tem necessariamente um ar muito “empático” e por isso não havia necessidade em abusar dele.

 

O fundo com uma silhueta citadina, é feito também aqui em cores esbatidas. E talvez por isso toca a por umas ondas coloridas. Que são completamente desnecessárias, criando “ruído” desnecessário. Uma vez mais confirma-se que o “barulho das luzes” é perigoso.

 

Interessante o facto de não haver qualquer referência ao acto eleitoral, nem facebook, o que demonstra uma enorme segurança na sua notoriedade.

 

Quanto a slogans estamos falados.O "Presidente dos povoenses" é claramente um recordar do seu actual papel, um reforçar da sua posição de líder e do papel que pretende ter no futuro. 

 

Também aqui o resultado final não é positivo.

 

Em resumo, fraca utilização cromática, fotografias desajustadas e pouco cuidado gráfico. Mas pelo menos um e outro serviram para ajudar a promover negócios locais :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:23


já andam a falar aqui

De Carlos Furtado a 19.08.2013 às 00:57

Caro João Ferreira, antes de mais penitenciar-me por só agora responder ao seu comentário. Fui ler e reler o post. Penso que em momento algum fui injurioso para com a candidata. Bem pelo contrário, sabendo eu da "empreitada" em que está. Quanto a "score" ou resultados, comparar batatas com cebolas é um pouco arriscado, mas há sempre a possibilidade de acontecer surpresa. Mas tem que haver trabalho prévio, como houve no caso que o JF refere, ou seja o Boavista. Concordará comigo que a imagem que ilustra Póvoa de Lanhoso não é a mais feliz, e socorro-me do comentário seguinte que refere que a imagem do concelho é o seu castelo. Teria sido bem mais interessante. Mas claro que isso são opções e cada um toma a sua. Quanto ao resto do seu comentário, não tenho comentários a fazer. Até breve Carlos Furtado

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog