O PS está à frente da Câmara Municipal de Vizela há 15 anos, ou seja, desde a criação do concelho, em 1998. Este ano volta a concorrer pelo partido Dinis Costa, actual presidente.
Para muitos dos vizelenses, que ambicionam renovação e “sangue novo”, Miguel Lopes, candidato da coligação PSD-CDS, é a melhor opção. Este é candidato consecutivo (segunda vez).
Nos inquéritos de rua realizados, Miguel Lopes tem tido clara vantagem perante o seu principal rival, mas o futuro deste concelho ainda está por ser escrito. (ver aqui e aqui)
Esta análise irá começar precisamente por esse candidato e, na próxima segunda-feira, será partilhada a análise do candidato do PS.
Análise de Miguel Lopes, candidato PSD-CDS:
- O slogan “Vizela é para todos” está longe de ser diferenciador perante o que se tem verificado pelo país. No entanto, a mensagem é clara: está na altura do PS sair da liderança da câmara municipal e de dar lugar a outros partidos. Este foi também o slogan usado na campanha de 2009.
- A fotografia está colocada no lado esquerdo, o candidato sorri, a escolha da roupa também é adequada. Pontos fracos: o candidato não estar a olhar em frente, o que dá a sensação de pouca transparência, já que "não olha nos olhos". As sombras acentuadas no lado esquerdo do rosto são outro ponto fraco.
- O outdoor tem o laranja e o azul, as cores dos dois partidos da coligação. Os tons claros das cores conferem-lhe alguma leveza e jovialidade. A mancha azul poderia facilmente ser um skyline da cidade ou de algum monumento. Se o é, não é perceptível.
- A colocação dos elementos gráficos centrais (logótipos, nome, menção da página de Facebook) não estão alinhados, encontrando-se espalhados pelo cartaz. Isso causa confusão na leitura (normalmente de cima para baixo, da esquerda para a direita, e “em Z)”. Eu colocaria os elementos, principalmente os partidos, na parte inferior dos cartazes, no lado direito, onde termina a leitura do cartaz.
- No outdoor está ainda mencionado o Facebook “Vizela é para todos”. As letras são muito pequenas e de difícil leitura, mesmo em impressão em grande formato. Para além disso espera-se que o endereço seja facebook.com/vizelaeparatodos, o que não acontece. Por pesquisa é difícil encontrarmos a página, quando poderiam facilmente ter definido o nome de utilizador da página.
Outros materiais:
Facebook: coerência visual. O Facebook foi criado em finais de maio e está muito pouco dinamizado.
O blog da campanha de 2009 continuou activo até finais de outubro de 2012 mas neste momento não está actualizado.
Créditos: Imagem de Planoclaro.com
Autoria e outros dados (tags, etc)