Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sabrosa :: PSD

análise de Rodrigo Saraiva, em 08.07.13

Sabrosa é daqueles concelhos que dava para uma tese de doutoramento em ciência política.

Olhando aos resultados cronologicamente vemos que a população deste concelho é pouco fiel a cores partidárias e tem alternado entre PSD e PS, tendo em 2005 feito uma opção independente e em 2009 voltado a escolher o PS. Mas quando se aprofunda a análise as conclusões começam a ser outras. O actual presidente da autarquia, eleito pelo PS, foi também o presidente eleito em 2005 num movimento independente. E em 2009 o candidato da coligação PSD/CDS foi um ex presidente da autarquia, eleito pelo PS. Confusos? Vejam esta notícia de 2009 que tem mais uns pormenores curiosos.

 

Não conheço a realidade de Sabrosa, mas considerando que o actual presidente se apresenta candidato para um terceiro mandato, tendo nas últimas eleições tido uma votação avassaladora, só muito dificilmente perderá esta disputa.

 

O PSD apresenta como candidato Annio Araújo, aliás, Tó Araújo.

E este é o pormenor mais interessante do cartaz.

De resto é mais um exemplo do que não fazer. Demasiadas cores. A barra inferior em onda. Má colocação de elementos (slogan, desenho do mapa do concelho, peças de puzzle, atributos) tudo em cima uns dos outros. Muito ruído visual.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:10


já andam a falar aqui

De Manuel Costa a 10.07.2013 às 06:01

Quanto à analise gráfica ou técnica que faz ao cartaz, obviamente que não sendo nem da área profissional nem ligado à candidatura, apenas lhe poderei dar a minha opinião pessoal e dado que conheço o local onde se encontra o cartaz, e não apenas a foto. olhe que in loco nota-se bem que a barra final não é uma barra, e não destoa do que está na rotunda, uma barra do mesmo género a dizer "Município de Sabrosa", quanto às cores, se o meu amigo conhecer a avenida perceberá que é ajardinada em cores bem agressivas, e o cartaz não destoa da paisagem. se estivesse lá um "mono" monocolor a meio de uma recta numa rotunda com arvores e flores destoaria bem mais! quanto ao amontoar gráfico, como lhe digo, não percebo nada disso, apenas lhe digo que se vê muito bem a pelo menos 250m o candidato, o seu nome e o mapa do concelho, e parece-me que o amigo está a menosprezar muito o trabalho de quem elaborou este cartaz, mas isso como lhe digo não é a minha especialidade.
Quanto a analise política que faz, aí nota-se que o meu amigo diz tudo ao dizer que não conhece a realidade de sabrosa, porque de facto não conhece! concordo com a sua primeira frase, e complemento-lhe a analise aprofundada que faz... veja qual o ciclo político! o ciclo são dois mandatos pelo Presidente eleito. Nas ultimas eleições em Sabrosa o candidato do PSD era militante do PS, e o 1º Vereador do candidato do PS, militante do PSD... o candidato do PSD era ex-Presidente da Camara pelo PS, em dois mandatos, e não contou com o apoio da comissão política do PSD, onde foi público localmente que quando foi votado para candidato, foi escolhido com 3 votos favoráveis duas abstenções e o restante de votos contra (não me pergunte quantos membros tem uma organização dessas que não sei, mas imagine que são no minimo 10 por exemplo - sei que foi candidato com maioria de votos negativa à sua candidatura) nem da JSD e foi também um candidato em coligação apoiado quase exclusivamente pelo CDS, que por estes lados vale o que vale, ou seja, pouco mais de 100 votos. O candidato Socialista é o mesmo que o Presidente independente eleito nas eleições anteriores e ganha as eleições de assembleia de freguesia em quase todas, onde para este orgão apenas excepcionalmente concorreram duas listas, ou seja, a maioria eram-lhe listas afectas e únicas. Como poderá verificar, e para concluir, nem o resultado do PSD nas ultimas eleições foi assim tão embaraçador, nem a vitória tão esmagadora, nem o candidato actual do PSD, o do cartaz estará assim tão atrás como prevê, porque o cenário político desta vez será um cenário típico, ou seja, é um candidato do PSD que conta com os apoios do PSD (não com o do último candidato pelo PSD e actual vereador) e o candidato do PS conta com os apoios do PS... alias, inclusivamente com o do candidato que derrotou nas ultimas eleições, que como lhe referi era militante socialista!! DAVA MESMO UMA TESE DE DOUTORAMENTO.
Fica o complemento à analise que faz tanto à foto como à situação política deste pequeno concelho duriense, feita por que conhece tanto a realidade local como o local onde se encontra o cartaz. espero que a considere útil, já agora para complementar a sua analise.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


subscrever feeds