Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Dar a cara
No meu primeiro post para o “Imagens de Campanha”, falei sobre as campanhas para Cascais. Abordei todas as que já têm materiais na rua. Na altura disse que “considerando a história recente do município e o reconhecimento que os últimos dois presidentes tinham (Judas e Capucho), confesso que tenho algumas dúvidas da eficácia de uma imagem que não dê destaque ao candidato à presidência da câmara. Uma fase de pré-campanha autárquica serve para afirmar a notoriedade do candidato à câmara municipal e, na minha opinião, Carlos Carreiras precisava de afirmar-se ainda mais”.
Não sei se me precipitei, se os responsáveis da campanha leram o post (“gaba-te cesto”…) mas a verdade é que a coligação PSD/CDS-PP entendeu que também era necessário afirmar o candidato, dando-lhe uma maior notoriedade (isto num município onde as campanhas afirmam os seus candidatos nesta pré-campanha).
A foto é simpática, dá uma imagem empática do candidato (por oposição à seriedade e alguma formalidade do principal concorrente), optando por não o colocar de gravata e com um tímido sorriso (numa sondagem de alto valor científico - a minha mãe – foi-me dito que “a fotografia não o favorece, pois ele ao vivo é mais interessante”. Vale o que vale…).
Parece-me uma boa evolução de campanha, pois junta ao “colectivismo” da primeira fase a necessidade de aumentar a notoriedade e identificação do candidato.