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Dou inicio às análises das autárquicas 2013 com o concelho onde sou eleitor, Oeiras.
Ou muito me engano e será uma das eleições com mais atenção dos media, tendo em conta o histórico e o facto do PSD apostar num “peso mediático” como candidato.
Mas a análise vai começar pela candidatura do Partido Socialista, aquela que em termos de outdoors (formatos 8x3 e mupi) é para já a que está implementada.
O PS apresenta Marcos Sá como candidato. Um homem do PS Oeiras, um chamado candidato do aparelho, tendo sido presidente do PS Oeiras e deputado na legislatura anterior. E um candidato que beneficiará com o maior mediatismo que a campanha de Oeiras tiver.
E esta primeira fase de cartazes serve exactamente para dar a conhecer o candidato. No 8x3 um cartaz simples, com fotografia e nome do candidato em destaque, acompanhado de um slogan e o símbolo do PS.
Em termos gráficos é um cartaz bem conseguido, com um lettering (no nome) pouco usual em campanhas políticas, embora em Oeiras no passado tenham existido opções similares. A opção por um vermelho forte é acertada, quer por ser uma tom quente e positivo, mas por assumir claramente a força política, demonstrando que o candidato sabe que tem que unir a sua base eleitoral. E com o “unir” passo para a análise do slogan: “Unir Oeiras!”. Uma escolha muito interessante, um bom slogan. A estratégia é dizer aos eleitores que chega de uma Oeiras dividida entre IOMAF (o movimento de Isaltino Morais) e PSD. Mas o candidato do PS deve ter preparado uma argumentário para quando for recordado que o PS num passado não muito distante assumiu pelouros.
No que diz respeito ao formato mupi o cartaz segue a mesma linha, mas com uma declinação diferente no slogan: “Oeiras é a minha casa.”. Aqui a opção é reforçar a apresentação do candidato e ao mesmo tempo dar uma ferroada no candidato do PSD, Moita Flores, por não ser um Oeirense. Uma linha de campanha em que será certamente acompanhado pelo candidato do IOMAF e actual Presidente da Câmara, Paulo Vistas.
Neste cartaz o único pormenor que não gosto é a fotografia e a opção de colocar à vista apenas uma mão.
Em resumo, uma boa primeira aparição do candidato do PS. A distribuição dos cartazes está bem delineada. E com dois slogans que permitem demonstrar qual será a estratégia que irá seguir.