Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O Nuno já aqui comentou o primeiro outdoor de Rui Rio, candidato pela coligação O Porto Em Primeiro. Actualmente esta candidatura tem na rua a terceira vaga de cartazes.
No seguimento desta notícia, em vez da nossa análise optámos por tentar ter a explicação do criativo e estratega da própria campanha, Agostinho Branquinho, a quem agradecemos a prontidão da resposta.
Fica então a explicação e os respectivos materiais:
A estratégia de campanha de Rui Rio teve 3 momentos:
O 1º de posicionamento - olhando para as alternativas, nomeadamente para o PS, entendemos que a diferenciação com a candidatura alternativa deveria assentar no sublinhar daquela vantagem que nos parecia mais relevante - o facto de Elisa Ferreira ser candidata, simultaneamente, ao Parlamento Europeu e à Câmara Municipal. Daí a assinatura de campanha "O Porto em Primeiro" e o 1º cartaz para reforçar isso - No Porto com os dois pés.
O 2º momento - dar relevo ao trabalho feito. Foram desenvolvidas 2 peças centrais: um segundo outdoor (Porto - Cidade de Eleição) e um jornal de campanha (Este é o nosso caminho), com 28 páginas onde se mostra a obra feita ao longo dos 8 anos e se deixam as prioridades para os próximos 4 anos (ver jornal aqui).
O 3º momento é do apelo ao voto - para se evitar um cliché, optou-se pelo headline "Porto a 100%", onde se procura, através da quantificação, fazer as pessoas intuírem que quanto maior for a votação na candidatura mais possibilidades existirão de cumprirmos o nosso programa. É o cartaz que surge agora nas ruas.