Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Coimbra:: PS, CDS, Coligação PSD/PPM/MPT

análise de Virginia Coutinho, em 27.09.13

Os resultados das eleições autárquicas neste concelho estão longe de ser constantes ou previsíveis, ora dando vitória ao PS, ora ao PSD (ou alguma coligação do mesmo). Em 1976 o PS foi o vencedor mas, em 1979, a vitória foi da Aliança Democrática. Em 1982, o PS recupera a câmara mas, em 1985, o PSD retira-a. Em 1989 a história repete-se e o PS sai vencedor, mas conseguindo assegurar a câmara até 2001, ano em que a coligação PSD/PPM/ CDS –PP vence as autárquicas, até aos dias de hoje.

Barbosa de Melo, actual presidente, é candidato pela coligação "Por Coimbra" (PSD/PPM/MPT). Luís Providência é o candidato do CDS, o regressado Manuel Machado é o candidato escolhido pelo PS depois de em 2001 ter sido destronado da presidência, Francisco Queirós avança pela CDU. Para além desses candidatos, Francisco Guerreiro concorre pelo PAN, Rui Lourenço da Cruz pelo PCTP/MRPP e José Ferreira da Silva, independente mas com muito apoio do Bloco de Esquerda.

 

Comecemos pela análise das imagens de campanha do candidato do CDS, Luís Providência:

A cor usada foi o azul, com o skyline da cidade. Já aqui tinha mencionado a falta de originalidade dos candidatos e, na verdade, fundo azul com skyline da cidade, é algo que encontramos em várias campanhas, como a do CDS de Viseu, PSD do Porto, e PSD de Almada.

O candidato surge com um ar (e roupa) formal e o seu nome está em destaque no Outdoor. A isso junta-se o slogan da campanha, pouco diferenciador, “Viva Coimbra”.

 

Passemos para a análise das imagens de campanha de Barbosa Melo, candidato pelo PSD e actual presidente:

Quando vemos o outdoor pela primeira vez há algo que “nos salta à vista”, a barra de cores. Honestamente não entendo o propósito  e a mim faz-me lembrar o "centrum" (vitaminas). Já o Carlos Furtado tinha analisado uma campanha com uma barra semelhante e feito a associação (aqui).

O candidato surge com roupa formal mas com um sorriso. Para além disso, é acompanhado por uma mancha de luz que o faz parecer um iluminado.

O slogan, numa interessante opção de lettering, está longe de ser diferenciador: “Juntos por Coimbra” . Penso que “Juntos por ...“ será um dos slogan mais banais destas autárquicas.

De realçar a menção das redes sociais e no cimo do cartaz o link para o website da campanha, que poderá causar alguma confusão, uma vez que aparecem com maiúsculas e com espaçamento.

 

Por fim a análise da campanha do candidato do PS, Manuel Machado:

Outdoor muito simples, apenas com o nome do candidato, slogan da campanha “Valorizar Coimbra” e a referência ao partido. Penso que seja demasiado desprovido de mensagem...

Como não poderia deixar de ser o skyline da cidade, mas numa campanha que aposta no verde.

 

Pela importância  e dimensão de Coimbra esperava-se melhor de todos os candidatos.

E para memória, uma foto onde se vê imagens destas 3 candidaturas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:45



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog