Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Sernancelhe, a terra da castanha, tem “tradição de direita”.
Desde 1989, o PSD tem sido o partido vencedor das autárquicas. Antes a presidência foi do CDS, 3 vezes sozinho pois, em 1979, os partidos concorreram coligados sob a bandeira da AD.
José Cardoso, actual presidente pelo PSD, atinge o limite de mandatos e será substituído pelo seu colega Carlos Silva, nesta corrida à Câmara.
O PS tem como candidato Vítor Figueiredo, o CDS, Nuno Franquelim e o CDU, Eduardo Boloto.
Em análise estarão as imagens de campanha do PS e PSD. Comecemos pelo PS.
O outdoor é muito simples (talvez até demasiado) e desprovido de mensagem. Uma das primeiras dúvidas que assola quem o vê é "quem é o candidato"?!
No cartaz temos apenas as fotografias dos candidatos, a assinatura da campanha, “Sernancelhe, coragem!” (que talvez apele à coragem de mudança), a referência ao partido e aos social media utilizados na campanha.
As fotografias estão longe de ser boas (sem dúvida uma má montagem). A cor escolhida foi o verde, da esperança.
De realçar a menção do Tumblr e a indicação que estão no Facebook. Não deixa de ser curioso que tenham optado por usar o Tumblr (uma plataforma de blogging associada a jovens) em vez do website (quando visitamos a página entendemos que essa é a intenção).
Embora os social media no qual apostam (Tumblr e Facebook) estejam a ser usados para comunicar apenas informações da campanha e tenham algumas imagens de pouca qualidade (pixelizadas, por exemplo), são visualmente mais agradáveis do que os materiais que estão na rua...
Passemos à análise das imagens de campanha do PSD:
Pessoalmente não gosto do outdoor.
O candidato surge no lado esquerdo, vestido de forma formal (e com a gravata torta) e no lado direito temos o que parecem ser dois “guarda-costas”. O candidato está num nível superior, o que se nota tanto pela altura a que está, como pela diferença da indumentária. Não gosto.
Para além disso o outline nas letras e a sombra em “Sernancelhe” não resultam bem.
Por fim, não aprecio o coração laranja, com aspecto de pintado, que pretende realçar o slogan da campanha “Por amor à nossa terra”.
De forma geral o outdoor está simples, com pouca informação (tal como o do PS) mas com execução gráfica fraca.
Também este candidato tem página de Facebook ,e para além disso um website, mas não os refere nos materiais.
"Satisfaz menos" para ambos os candidatos.