Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Albufeira

análise de Nuno Gouveia, em 19.10.09

O Rodrigo já tinha analisado os outros cartazes de David Martins, candidato do PS a Albufeira. O PSD voltou a vencer estas eleições com 67% dos votos. Estes são os cartazes da terceira vaga. 

 

Há uma aposta em cartazes temáticos, tentando abranger um leque variado de promessas. Bem conseguidos, visualmente falando, estes cartazes constituem um verdadeiro programa de governo para a autarquia. Apenas questiono a eficácia deste tipo de campanha, com tantas promessas expostas nos cartazes, faltando uma mensagem forte para o eleitorado. 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:40


Tábua

análise de Nuno Gouveia, em 16.10.09

O PSD perdeu as eleições para a Câmara Municipal de Tábua, no distrito de Coimbra. Mas terá, provavelmente, ganho o prémio de campanha de outdoors mais originais, protagonizada pela JSD. Se pode duvidar-se da eficácia política (o PSD desceu de 45% para 35% em relação às autárquicas de 2005), ninguém poderá questionar a sua criatividade. A política também pode ser algo mais que os tradicionais slogans e imagens convencionais. Eu gosto destes cartazes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:05


Évora

análise de Nuno Gouveia, em 09.10.09

Um bastião comunista até 2001, ano em que o socialista José Ernesto Oliveira conquistou a autarquia. A luta este ano prevê-se entre estas duas candidaturas.

 

 

O actual presidente apresenta um cartaz bastante simples, mas muito bem conseguido. A frase "Os eborenses conhecem-me" apela à continuidade da confiança do eleitorado nele. Um bom cartaz.

 

 

A CDU tem aqui um cartaz de conjunto, onde pede a mudança, cenário tantas vezes repetido pelos candidatos da oposição. Eduardo Luciano surge destacado à frente, com os seus parceiros por trás, o que me parece uma boa solução. As riscas verde e vermelha por trás dos candidatos é que me parecem excessivas. 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:40


Porto

análise de Nuno Gouveia, em 09.10.09

Uma das "estrelas" mediáticas desta campanha autárquica: o famoso autocarro da campanha do Rui Rio, baptizado de "Marlene". Uma forma diferente de fazer campanha.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:12


Gondomar

análise de Nuno Gouveia, em 09.10.09

Valentim Loureiro candidata-se quinta vez à autarquia gondomarense. Este ano conta com a oposição de Rui Quelhas, pela coligação PSD/CDS e Isabel Santos pelo PS.  

 

A candidatura do PSD apresentou estes primeiros dois cartazes, e não poderiam ser mais divergentes. O primeiro, com um jogo de cores bastante confuso, especialmente se contabilizarmos a roupa do candidato. E nem é preciso falar da cor da gravata. Percebe-se a lógica de contrapor a seriedade e a competência, mas essas palavras deviam estar mais destacadas, pois são uma característica importante contra a candidatura de Valentim Loureiro. O slogan é banal e não acrescenta muito à coligação. Na segunda imagem, que é semelhante ao cartaz, há nítidas melhorias. Apesar do lettering não ser o mais feliz, há mais coerência gráfica e é um bom cartaz.

 

 

 

Declaração de interesses: sou eleitor em Gondomar e vou votar em Rui Quelhas. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:56


Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


subscrever feeds