Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Europeias 2014 :: PS

análise de Rodrigo Saraiva, em 05.05.14

Este foi o primeiro cartaz na rua a abrir as hostilidades para as eleições europeias. Sim, para as europeias. E para que não haja dúvidas, lá está a devida referência “Europeias 2014” e acompanhado por um pormenor que deve ser valorizado, a data do acto eleitoral “25 de Maio”. A complementar, o símbolo do PS, para que não haja mesmo dúvidas.

Aqui no Imagens de Campanha este foi um cartaz genericamente consensual. Por um lado a simplicidade, algo que devia ser regra num outdoor. No blog gostamos de coisas que seguem a estratégia KISS. Uma palavra forte (podia ser um slogan), com um lettering forte e uma cor que atrai a leitura. A palavra escolhida - “Mudança” - todos a perceberam da mesma maneira, pelo que não ficam hesitações em qual o objectivo do PS nesta campanha. O PS e os seus candidatos podem vir dizer que pretendem a mudança na europa, consequência da crise (que para o PS nunca foi nacional) etc … mas fica já dado o mote para aquilo que o PS pretende mesmo, falar de mudança em Portugal, ficando claro que estas europeias são apenas um meio para o fim que pretendem, as legislativas.

 

A escolha cromática não foi propriamente consensual. Não é que leve negativa, mas alguns dos analistas acham a opção demasiado básica. Eleições europeias? Cor da europa? Ok, meta-se o cartaz a azul.

Mas a avaliação leva nota positiva. Um bom cartaz, com eficácia.

 

Entretanto, eis que o PS lança uma segunda vaga de cartazes.

A “mudança” anda por ali presente. E demonstrando que não há tempo a perder. “Podes Mudar. Muda Agora!” um slogan interessante, e em tom exclamativo, passando de "mudança" para um verbo com um call-to-action, que apela sempre a um papel interventivo de quem está a ler a mensagem. De resto … é tudo novo. O PS apresenta-se de novo aos eleitores. Não existe nada na vertente gráfica que faça ligação com o cartaz anterior. Oportunidade perdida. Mas no PS lá terão pensado que ainda falta um mês e com mais uns cartazes a coisa passa despercebida. Convém é que as próximas vagas sejam coerentes com esta. Ou, como o cartaz também cumpre a função de celebrar o 25 de Abril, alguém terá dito que o cartaz tinha que ter vermelho. Bem, resta-nos mesmo aguardar pela próxima vaga.

Estes cartazes, com diversas versões na fotografia (aqui vemos as versões “casal jovem” e “família”, aqui podem ver as quatro opções), abstraindo da análise comparativa com a primeira vaga, não comprometem, mas não seduzem. Duvidamos da sua eficácia.

 

Aguardemos pela nova vaga.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:07



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas