Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Europeias 2014 :: CDU

análise de Rodrigo Saraiva, em 06.05.14

O PCP, aliás, a CDU brindou-nos em simultâneo com dois cartazes. Ambos com a mesma lógica. Aposta cromática no azul (aqui aceitamos que não é por ser a cor da europa, embora não deixe de o ser para o eleitor comum), aposta num slogan que é um statement “Defender o Povo e o País” e o destaque de 3 palavras, algo que o PCP, aliás, a CDU, gosta de utilizar, reforçando-as em amarelo. Depois umas riscas onduladas, em ambos os cartazes, que não fazem ali grande função. Foi a forma encontrada de colocar as cores da bandeira nacional, mas que fica muito suave. Mais do que suave, até mesmo desnecessário pelo tamanho, é a referência ao site “cdu.pt” e a algo logo acima que presumimos ser a referência às europeias. A forma encontrada para colocar os símbolos do PCP e PEV é o pior elemento do cartaz, impossibilitando qualquer rejuvenescimento de imagem.

Este primeiro cartaz, que é genérico ou, digamos, colectivista, pelo cravo vermelho acaba por resultar bem, transmitindo alguma simpatia e alegria, algo que é reconhecido a Jerónimo de Sousa.

No segundo cartaz, embora seja opinião maioritária que a fotografia transmite sinceridade e frontalidade, pela opção de estar a olhar de frente, parece que não está a ter o mesmo efeito quantos os cartazes de João Ferreira nas recentes autárquicas, nomeadamente junto das eleitoras. A tal alegria que é conseguida no primeiro cartaz aqui não existe.

 

A CDU insiste nas mesmas lógicas, quando podiam melhorar as suas imagens de campanha sem colocar em causa a sua ideologia e ideias. 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:08


já andam a falar aqui

De MAS a 06.05.2014 às 12:14

Mas concordam com a utilização do cravo? Acham que funciona? Não passa uma mensagem retrógrada, parada no tempo? Apesar de ser o estilo do CDU, estamos a falar de eleições europeias. Acham que deliberadamente pensaram que não era relevante para a mensagem do cartaz?

De Rodrigo Saraiva a 09.05.2014 às 17:29

para os partidos de esquerda, e em especial para o PCP, o Cravo e qualquer coisa que remeta para o 25 de Abril é actual. O cartaz cumpriu duas funções, festejar o 25 de Abril e lançar a campanha europeias.

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog