Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sobral de Monte Agraço :: PS, PSD/CDS, CDU

análise de Telmo Carrapa, em 25.09.13

Sem desvios que é para não confundir os eleitores

Já tinha vindo a Sobral de Monte Agraço. Na altura comentei as primeiras imagens de campanha do PS e do PSD. Em ambas os cabeça-de-lista para a Câmara Municipal são jovens. Mas, como disse então, apenas na idade. Pois nas campanhas isso não era bem assim.

Agora volto lá para analisar as últimas peças de campanha (versão outdoor), mas já com uma imagem da força política que lidera o concelho, a CDU.

E comecemos pelo PS. Não tenho como esconder. Gosto da dinâmica desta campanha. Gostos são gostos e este é o meu. Mais uma boa composição fotográfica, com Pedro Coelho dos Santos rodeado por cidadãos do concelho, numa postura alegra, empática e próxima (com uma homenagem a uma pessoa especial da sua vida, como já pude ler por aí).

É uma continuação lógica de uma campanha bem construída e pensada. O grafismo mantém-se e faz ligação às peças anteriores, bem como o slogan que evolui do “Consigo pelo Sobral” para um “Connosco pelo Sobral”, o que reforça a imagem de dinamismo e mobilização popular. A posição (local onde o cartaz foi posto) deste cartaz é a mesma do anteriormente analisado e tem destaque.

Bom… Como disse no primeiro texto sobre a campanha neste concelho, “Joaquim Biancard Cruz também é um candidato jovem. Mas apenas na idade.” Esbatem-se as “ondinhas” criticadas anteriormente (continuo a dizer que o poder do Imagens de Campanha é enorme!...), mas continuam lá que o designer cede mas não vacila, “Sobral (já não) Avança” (slogan inicial) porque estamos “Juntos pela nossa terra” – o que tendo em conta a composição fotográfica é mais uma redundância, bonita de se escrever, mas redundância na mesma – e chegamos às fotos.

E para as mesmas até faço um parágrafo de (des)propósito. O candidato à Câmara lá tirou o pullover (ou lá o que era, pois não sou especialista em moda), o que lhe deu um ar mais jovem, sorriu, o que lhe dá uma imagem mais simpática (lá está o tal poder do Imagens de Campanha) e, cômputo geral, melhorou. Mas ele não está sozinho no outdoor. E aí é que a coisa volta ao mau… É que, confesso, já vi pessoas mais sorridentes em velórios. Queriam dar um ar de seriedade? Não deram. Deram mesmo um ar de quem acha que os resultados do dia 29 não lhes vão sorrir. Porquê? (deixo a pergunta no ar)

E, eis que aqui também temos cartaz da CDU. E não é preciso muito. A maioria tem-lhes sorrido, pelo que basta dizer “presentes”. E é isso mesmo este cartaz (pequeno formato): “o Nosso Concelho vai continuar a ganhar”, “provas dadas, confiança no futuro”, “com esta equipa”, fundo CDU Autárquicas 2013 (que isto de querer outras composições gráficas não é para aqui chamado – era só o que faltava), as fotos do candidato e equipa (a tal da frase) e pronto: Já não podem dizer que não fizemos “outedores”. É mau? É. Cumpre? Também. A menos que dinâmicas da oposição tragam surpresas e aí a coisa pode ser chata.

Isto que escrevi no parágrafo acima pode ver-se nas posições. Conseguem ver o outdoor do PSD/CDS? Era fácil. E o do PS? Também era. O da CDU? Ah pois… Está lá, isso está (cumpre) mas quem tiver problemas oculares não vai ficar satisfeito com o desafio do “onde está o Wally”.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:00


já andam a falar aqui

De In Door a 25.09.2013 às 22:57

O wally está em alguns outdoors, onde foi colocado na canto superior direito, a cara do ainda presidente (Bogalho), como mandatário de campanha. ;)

De Rafael a 26.09.2013 às 00:19

Enfim, acho que o "Wally" não se refere ao mandatário mas enfim...
Criticar por criticar... :)

De Miguel a 26.09.2013 às 00:42

Também ainda bem que é assim demonstram que mesmo sendo poder não têm os construtores civis e outros patos bravos a financiar-lhes a campanha!

De Tiago a 26.09.2013 às 01:27

Assim se vê onde está o dinheiro para gastar. Os melhores candidatos não se vêm pelo tamanho do outdoor, já dizia o outro das rimas.
E a análise ficaria bem mais completa se, por acaso, conhecessem as figurinhas que aparecem a sugerir o voto no PS. Não estamos na Brandoa ou Damaia, onde ninguém se conhece. Há ali gente quezilenta, outra de atestado médico de longa duração, mas com intensa vida social. Cidadão e cidadão comum, mas que não levam ninguém a votar ps. Muito bem escolhidos!

De Tiago a 02.10.2013 às 16:54

Afinal o desafio de onde está o Wally foi superado. A população tem excelente visão. As composições gráficas muito bem conseguidas, não servem de nada quando não se conhece a história e a dinâmica local. Não lembra mesmo a ninguém, um candidato a presidente de câmara aparecer num outdoor acompanhado pela mulher mais quezilenta e irritante da freguesia de santo quintino. mas não se pode ter o melhor de dois mundos, ser-se especialista em grafismos e perceber de trabalho autárquico. Sem dúvida, que estes elementos decorativos deram uma boa ajuda à CDU!

De Telmo Carrapa a 02.10.2013 às 18:25

Caro Tiago,
Em relação às previsões (que não fiz) pode ler o meu último post : http :/ imagensdecampanha.blogs.sapo.pt 101947.html (se ainda tiver paciência, claro).
Limitei-me a analisar as campanhas, de acordo com a minha opinião. Vale o que vale e ainda bem que a vontade dos eleitores vale os resultados finais. É uma característica da democracia. Sistema político que valorizo muito. De tal forma que até tenho a ousadia de transmitir as minhas opiniões, veja-se lá a ousadia...
Parabéns à CDU por esta vitória (e pelas restantes no país, já agora).
A brincadeira com o Wally não passou disso: Uma brincadeira. Foi o estilo de escrita que adoptei para este blogue. Houve quem gostasse, sei que houve quem detestasse (como em tudo na vida).
Um abraço e, uma vez mais, parabéns pela vitória da CDU,
telmo

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas