Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Seia:: PSD/CDS, PS

análise de Virginia Coutinho, em 23.09.13

Desde 1976 que o PS ganha (quase) todas as eleições da autarquia de Seia. Em 1989, o PSD saiu vencedor (diferença de votos inferior a 0,5%) mas apenas porque o seu candidato José Alberto dos Santos Correia, na altura presidente pelo PS, decidiu mudar de cor nesse ano.

 

Para estas autárquicas, o PS apresenta como candidato Carlos Filipe Camelo, actual presidente,  a CDU, Margarida Abrantes e o PSD- CDS, Albano Figueiredo.

 

Comecemos por analisar as imagens de campanha de Albano Figueiredo.

 

Nesta campanha, cuja assinatura é “Pelo valor da nossa terra”, o candidato opta por uma série de outdoors, com diversas mensagens, mas com mood gráfico semelhante.

 

O candidato surge no lado direito, numa fotografia bem conseguida, roupa e pose adequada e descontraída.

Como imagem de fundo surge a Câmara Municipal de Seia, o objectivo do candidato. O outdoor é ainda adornado com apontamentos azuis, uma das cores preferidas pelos candidatos nestas autárquicas, e também uma das cores da bandeira de Seia.

 

Os outdoors surgem com diferentes mensagens que refletem as promessas eleitorais, “Valorizar as freguesias”, “Promoção turística a sério", que têm particular destaque no cartaz, a par do nome do candidato. 

 

Os logótipos da coligação são colocados no lado esquerdo da peça e no lado direito referido “Por Seia” (uma frase muito usada nestas autárquicas).

 

De forma geral gosto muito destes outdoors! O fundo, sendo uma imagem, poderia tornar a peça confusa, mas não o faz.

 

Por outro lado, o actual presidente, Filipe Camelo, optou por um mood gráfico  e mensagens bastante diferentes.

 

 A assinatura da campanha é um trocadilho, “Por/Pôr Seia a 100%” (podemos encontrá-la no website). “Por Seia” seria bastante banal mas o trocadilho é inteligente.

As mensagens dos outdoors não são geniais mas têm significados para as pessoas da terra. Destaco “Rigor e experiência” e “Sempre presente”, uma vez que Albano Figueiredo, sendo professor universitário em Coimbra, viveu muitos anos fora do concelho.

 

Nos outdoors, uma imagem que me parece parte de um tsuru, um símbolo da felicidade,  conjugado com a cor da esperança, o verde.

 

Estes materiais têm já a indicação do boletim de voto na parte inferior do outdoor, de forma a orientar o eleitor.

 

Nota positiva para ambos os candidatos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:45



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas