Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Palmela :: CDU e PS

análise de Rodrigo Saraiva, em 18.09.13

Este ano em Palmela a novidade não deverá estar nos resultados, mesmo com a mudança de candidato, por limitação de mandatos, o PCP, em formato CDU, deverá revalidar uma presidência que sempre foi sua. A novidade será que Octávio Machado não é candidato. Depois de em 2005 ter sido candidato do PSD e em 2009 do CDS, aguardava-se a escolha de outra bandeira. Até porque desta vez estes dois partidos se coligaram.

E indo já falar de cartazes, dizer que foi com pena que não consegui tirar foto do cartaz da coligação PSD/CDS, pois embora fosse simples, estava impactante, com uma aposta num vermelho bem forte (em Roma sê romano) e o slogan, se não me falha a memória é “trabalhar a nossa terra”. Uma escolha feliz.

Mas consegui (na verdade um amigo que comigo ia) tirar foto aos cartazes da CDU e PS.

A CDU aposta em Álvaro Amaro (não, não é erro. Não é o de Gouveia que agora quer ir para a Guarda. Há outros.) actual vereador, mas que embora surja sozinho neste cartaz, tem a ainda presidente como candidata à Assembleia Municipal. O melhor do cartaz é o slogan, virado para a terra e para as pessoas, valorizando-as. Só a construção é que não me parece bem conseguida. E questiono-me se existe alguma realidade local que obrigue a ter que referir “concelho de”?. A escolha da cor para a barra inferior também não me parece a melhor. Mas é um cartaz que cumpre, com um dos melhores slogans.

O cartaz do PS foi pena a fotografia ter sido em contraluz, pois perde algum do efeito. Garanto-vos que no local o impacto que o cartaz causa é muito bom. Está graficamente muito bem conseguido. As fotografias estão boas e a opção de fundo com uma fotografia quase transformada em silhueta resulta muito bem. O slogan é interessante, num misto de destacar as pessoas da terra, mas ao mesmo tempo passando-lhes responsabilidade, nomeadamente no voto, cujo apelo fica patente no cartaz. O slogan remete para uma primeira fase de cartazes onde o slogan surgia “Por si. Consigo”.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:23



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas