Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Seixal :: PSD, CDU, CDS, BE e a própria autarquia

análise de Telmo Carrapa, em 12.09.13

Já tínhamos viajado até ao Seixal. Na altura ainda só tínhamos as imagens do cartaz do PS, como podem ler aqui. Agora, um dos nossos leitores fez-nos chegar fotos de mais cartazes das outras forças políticas que concorrem no Concelho (tenho que ter cuidado na forma como escrevo esta palavra, como se verá mais à frente).

Para quem não se lembra (ou não tem pachorra para ir ler o outro post), nas últimas autárquicas, como desde 1979, o PCP (ok… a CDU…) venceu as eleições para a Câmara Municipal do Seixal com 47,83% dos votos. O PS, liderado pelo actual candidato, foi a segunda força política mais votada, com 22,86% dos votos. Só que, por limitação de mandatos, o actual Presidente da Câmara não se poderá recandidatar, avançando o número dois do executivo.

E chegamos assim aos cartazes. E para começar, avante com o cartaz de quem lidera o município.


Como dizia ao meu colega de blog Rodrigo Saraiva, nem sei se devo falar deste cartaz aqui. É que é tão à frente para o que a CDU tem vindo a fazer por esse país (pelo menos do que tenho visto, posso estar enganado, admito) que temo que o candidato venha a ser expulso do partido… Bem… O azul que caracteriza as campanhas da CDU está lá, é verdade. Mas o formato (até agora, com excepção de Almada, só tinha visto pequenos formatos), a foto do candidato sorridente (com gravata e tudo), é uma lufada de ar em comparação com o que tenho visto. Mostra que é “sangue novo” que está a concorrer.

Mas o “sangue novo” fazia parte do executivo (era o número dois), Então porquê “para uma vida melhor”? Melhor que quê? Que no(s) último(s) mandato(s)? É que este tipo de slogan usa-se quando se é oposição. Não quando se é situação… Acho que o arrojo aqui foi longe demais. E agora sobre aquele apontamento gráfico que está na parte direita do cartaz (para quem o está a ler): Quando vi aquilo veio-me a sensação de estrangulamento (que acredito que seja a vontade do designer daquilo me fazer se ler este post). É um apontamento gráfico, o que é de louvar para a comunicação gráfica deste partido. Mas não gosto.


Quanto a este não me vou alongar. Para quem em 2009 se apresentou como o “Obama da Margem Sul”, com um “sim conseguimos”, isto é demasiado redutor (e mau, já agora…). Não vou falar da foto, com toda a gente com a mesma pose (é disto que se fala quando se fala em sintonia política, não é?), nem das cores (e ondas e afins) que já não dizem nada. Mas aquele slogan… Não havia nada mais cliché para usar no dicionário de termos políticos consultado? Enfim… Parece que “sim, conseguimos”: Uma má campanha.

A foto do candidato à Presidência da Câmara (com o acento no primeiro “a” – quem viu o cartaz anterior percebe porque é que digo isto), está boa. Aliás, em termos de fotografia o cartaz está bom. A cor é coerente, e não se esperava grandes alterações. O cartaz tem elementos a mais mas também só recebemos um pequeno formato. Acredito que num 8x3 o arranjo ficaria melhor (neste formato não fica). Mas o slogan… Esta coisa dos trocadilhos… Ó pá… E aquele arranjo gráfico onde sobressai o “nós”? A ideia era ser egocêntrico? Se sim, então parabéns! Conseguiram.

 A imagem não é das melhores mas foi a que recebemos (se nos enviarem uma melhor substituímos esta). Mas dá para entender o cartaz. E não vou dizer muito sobre o mesmo. Não há muito a dizer. Faz ligação às cores do Bloco, lá fala do “mudar” – tem que ser, não é?, e apresenta as pessoas. Não há mesmo muito a dizer… Ou havia. Mas não vou fazer porque não quero gerar más disposições.


Para terminar uma acção de comunicação (campanha?) da própria Câmara, aquela que é liderada pela CDU. Nesta coisa da comunicação política, existe uma diferença entre marketing político e marketing eleitoral. Até se colocarem materiais de marketing político em período de marketing eleitoral. E aí confunde-se tudo. A obra foi feita? Parabéns. Mas anunciá-lo nesta altura… Parece que a CNE só se pronuncia sobre outras coisas…

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:40


Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas


subscrever feeds