Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Oliveira do Hospital :: PSD e PS

análise de Carlos Furtado, em 09.09.13

Em 2009 as eleições autárquicas em Oliveira do Hospital foram bem renhidas. O PS acabou por conseguir vencer mas teve que fazer coligação com o PSD, pois um movimento independente conseguiu intrometer-se nesta contenda, movimento esse resultado de uma divisão no PSD.

Este ano a disputa será entre o PS que apresenta o actual presidente de câmara, José Carlos Alexandrino, o PSD que lança Cristina Oliveira, a CDU que aposta em João Dinis que é actual presidente de Junta, e a novidade do CDS que em 2009 não apresentou candidato mas desta feita aposta em José Vasco de Campos.

A grande questão é saber como serão repartidos os 29% (4240 votos) que o movimento independente obteve em 2009, e que este ano só se apresenta às juntas de freguesia.

Mas olhemos aos cartazes que nos fizeram chegar, começando pelo do PS.

 

A fotografia é boa, com um ar sorridente e confiante. Ao contrário de alguns dos meus correligionários de blog não me causa muita confusão o ligeiro corte da cabeça. O que não percebo, ou talvez perceba, é o porquê de dizer “movimento de apoio à recandidatura”. O povo não sabe que este é o presidente? É para cativar incautos que pensam que é o dito movimento independente? Deve saber pois o cartaz não tem nenhuma referência ao concelho.

Depois temos o slogan principal “Com um homem de confiança”. Não gosto. Claramente prefiro o usado no facebook, “tudo pelas pessoas”. 

Não sou partidário da posição ao meio do símbolo do PS, até porque fica no “correr” do logo-marca criado para o candidato. Teria escolhido um outro posicionamento, talvez no seguimento da palavra “confiança”

Mas no cômputo geral o cartaz é positivo.

 

E chegamos ao do PSD.

Ondas que mais parecem véus. E aquele “trocadalho” entre o nome da candidata e o concelho não lembra o diabo. Nem o “tudo” em laranja. E tinha muito a ganhar pois a candidata é fotogénica, basta consultar o site e o facebook, mas claramente estes “ruídos” prejudicam a mensagem.

Claramente o PS ganha esta batalha. A dos cartazes. A outra que conta só sabemos no dia 29.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:13



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas