Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Albergaria-a-Velha :: PSD e CDS

análise de Rodrigo Saraiva, em 06.09.13

Albergaria-a-Velha, ou, simplificando, Albergaria é terreno onde a contenda eleitoral é historicamente disputada entre PSD e CDS. E algumas vezes com pouco mais de uma centena de votos a ditar a diferença. Até 1985 a presidência esteve no PSD seguindo-se 4 mandatos de CDS. Em 2001 o PSD recupera a presidência com João Agostinho Pereira que sai de cena por limite de mandatos.

E o CDS, depois de em 2009 ter recuperado em votos, campanha aqui analisada, embora o PSD tivesse mantido a maioria, parece sentir uma oportunidade, repetindo António Loureiro, empresário e presidente distrital do CDS, como candidato. O PSD aposta em José Licínio Pimenta, vereador desde 2001. Nestas eleições apresentam-se ainda Elísio Apolinário Silva (PS), Miguel Bento (CDU) e Rui Câncio (BE).

E se uns sentem a oportunidade, eis um candidato que afirma Sentir Albergaria.

É este o slogan com que se apresenta o candidato do PSD, num cartaz em que o único reparo que faço é que o candidato ocupa espaço a mais. Gostaria de ver este conceito de cartaz aplicado no formato 8x3. A opção de colocar vários apoiantes, neste caso todos jovens (que remete para o acreditar no futuro), atrás do candidato com materiais de campanha, como que a dizer “estamos contigo, estamos a apoiar-te”, resultou bem e conjugado com o sorriso do candidato eis um cartaz alegre. O cartaz vive de facto da fotografia e é complementado com o slogan, nome do candidato, símbolo do partido e tem ainda o logótipo do PSD destas eleições autárquicas. Volto a dizer, este conceito num formato mais rectangular resultaria muito bem.

E se o candidato do PSD surge apenas de camisa, num registo informal, e destaca o slogan, eis que o CDS opta por uma estratégia bem diferente.

Quer o candidato à Câmara, como à Assembleia Municipal, surgem de fato e gravata, num tom mais institucional. E o destaque vai para o nome do candidato e não para o slogan – “Unidos por Albergaria”, que acaba por ser a principal mensagem transmitida pelo cartaz, pois pelas imagens que nos chegaram a aposta vai sempre de apresentar uma equipa. Sim, o destaque nos elementos é para o nome do candidato, mas depois existe sempre a equipa, para a Câmara, para a Assembleia Municipal e para a Freguesia, neste exemplo que vemos para a União de Freguesias de São João de Loure e Frossos. O cartaz é ainda complementado com o símbolo do CDS-PP. A primeira impressão que tive ao olhar para este cartaz é que faltava alguma cor que puxasse pelo cartaz pois há muita claridade. É certo que o blazer do candidato à Freguesia que está no meio ajuda a esta impressão, mas olhando a outros cartazes percebe-se a estratégia de demonstrar sobriedade e temperança, para além da União.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:16


já andam a falar aqui

De jrg a 12.09.2013 às 18:53

Devo confessar que a minha escolha irá para um destes dois partidos. Não simpatizo com a escolha do actual presidente da Camara para liderar a Assembleia Municipal por isso será mais fácil a escolha. Aponto que os cartazes do PSD tem a vantagem de apresentarem a mesma imagem à frente e atrás (estando disponivéis para quem segue nos dois sentidos da rodovia) e não sendo meros outdoors pesadões.

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas