Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Seixal :: PS

análise de Telmo Carrapa, em 02.09.13

Um cartaz muito feliz

Nas últimas autárquicas, como desde 1979, o PCP (ok… a CDU…) venceu as eleições para a Câmara Municipal do Seixal com 47,83% dos votos. O PS, liderado pelo actual candidato, foi a segunda força política mais votada, com 22,86% dos votos.

Só que, por limitação de mandatos, o actual Presidente da Câmara não se poderá recandidatar, avançando o número dois do executivo. Esta poderá ser uma oportunidade para o PS capitalizar uma votação superior que obtém aquando de eleições legislativas (eu sei que a dinâmica não é a mesma, mas esta mudança de candidato poderá proporcionar uma dinâmica diferente).

E é com este cenário que Samuel Cruz se apresenta a eleições. Vereador da Câmara Municipal do Seixal desde 2005 foi responsável no seu primeiro mandato pelo Pelouro da Intervenção Veterinária e Defesa do Consumidor.

Em consequência das eleições de 2009 recusou aceitar o pelouro que lhe foi proposto, afirmando “Estou na política para servir, não para me servir. Seria impensável aceitar um pelouro em que o salário que me é atribuído é superior ao orçamento que me caberia gerir. Com esta decisão perde o meu orçamento familiar mas ganha o orçamento municipal que não paga o meu salário, o do meu adjunto e o da minha secretária, acrescendo ainda que devolvo a viatura que me está atribuída.” (informação retirada do site da candidatura).

O cartaz que recebemos está muito feliz. E não é ironia com o ar feliz quer do candidato, quer do seu filho ao colo. É que esta foto transmite empatia. E, ao contrário de muitos arautos da moral e ética alheia, não me choca nada o candidato ter optado por ser fotografado com o filho ao colo. Antes pelo contrário. Quando o slogan é “Seixal com futuro” (coadjuvado pelo “As pessoas estão primeiro”) faz todo o sentido mostrar um futuro sorridente, que acredito que seja o que Samuel Cruz deseja para o concelho.

O cenário da baia do Seixal serve de pano de fundo perfeito para este cartaz, pois para além de ser facilmente identificável, é um ponto de referência para os seixalenses. E o tom verde, de esperança, reforça o sentido dado a todo o cartaz.

Quanto ao slogan “Seixal com futuro”, para mim, por norma, é daqueles que dizem muito e nada ao mesmo tempo. Mas neste caso faz sentido. Porque o cartaz o suporta, porque mostra coerência com o que o mesmo candidato apresentou nas últimas autárquicas e porque faz ligação ao mote nacional do Partido Socialista.

Como dizia acima, é um cartaz feliz. E felicidade faz falta nestes tempos mais complicados.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:00


já andam a falar aqui

De Hugo Serejo a 02.09.2013 às 15:07

Não querendo ser juiz em causa própria, agradeço desde já a análise e concordo em pleno, resta anotar que junto com a campanha de João Ribeiro são para mim as melhores campanhas do PS a nível regional e da area urbana de Lisboa(tb gosto de Loures e de Lisboa se bem que esta última é quase suprapartidária) e talvez mesmo no top five nacional do PS.
No que se refere à utilização do filho no cartaz, primeiro veracidade, segundo quem não deve não teme e terceiro haverá mais e melhor esperança no futuro do que aquela que é espelhada nos nossos filhos?

De André Nunes a 03.09.2013 às 00:54

É sem dúvida a campanha mais bem conseguida no concelho do Seixal.

Relativamente à utilização do filho no outdoor, estou de acordo com os comentários aqui deixados pelo autor do artigo. Deixemo-nos de falsos moralismos.

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas