Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Figueira de Castelo Rodrigo :: PSD e PS

análise de Rodrigo Saraiva, em 02.09.13

Hoje viajo até ao distrito da Guarda para analisar as campanhas de uma terra com um belíssimo nome. Figueira de Castelo Rodrigo nos seus 10 mandatos autárquicos já foi presidida uma vez pelo CDS, logo nas primeiras eleições em 1976, duas vezes pelo PS (1989 e 1993) e as restantes pelo PSD, sendo que desde 1997 o partido laranja tem liderado este concelho. Pelo que pesquisei nunca houve um presidente que chegasse a exercer um terceiro mandato e é isso que o actual presidente, António Edmundo, pretende contrariar.

E adivinhem lá qual o detalhe que me faz torcer o nariz a este cartaz … lá está, mas qual a necessidade daquelas ondinhas no canto superior esquerdo? Não havia necessidade. O cartaz até está bem conseguido. Boa foto do candidato, com sorriso empático, tal como o slogan que afirma a dedicação do actual presidente e candidato. O brilho no fundo quase que está no limiar de dificultar a leitura do slogan, o que não acontece nos cartazes mais pequenos.

Dispensava também o logótipo “autárquicas 2013” do PSD. Não gosto deste logótipo e neste cartaz não fica mesmo em sintonia.

 

O PS aposta em Paulo Langrouva. Vou tentar abstrair-me da má colocação deste cartaz, mas que é um pormenor que as candidaturas devem ter cuidado, como aqui já referi algumas vezes. Um cartaz mal colocado dificulta a passagem da mensagem pretendida e por vezes pode dar uma ideia de desleixo e ninguém quer ter um presidente de Câmara que negligencie as suas tarefas.

Posso estar a ser influenciado pela luz no cartaz e este não estar esticado, mas para que este cartaz resultasse bem em termos visuais e impactar os eleitores deviam ter optado por um verde mais forte, o que daria mais força ao slogan. Sobre este … já aqui muitas vezes dissemos que os slogans eram banais, que raramente se via um rasgo de criatividade ou originalidade. Neste caso, francamente, o candidato é fã de Obama? “Change We can Believe In” é um grande slogan. Ok, traduz lá isso e está feito. Relativamente ao logótipo de candidatura, quando o criaram não pensaram nos cartazes que viriam a fazer, certo? É que se o símbolo do PS ali fica naturalmente enquadrado, este símbolo, com aquele azulinho e o amarelo , não está no seu habitat natural.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:58



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas