Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Constância :: PSD e PS

análise de Carlos Furtado, em 30.08.13

Este é um reduto do PCP, vulgo CDU, que em 2009 venceu as eleições com 48% dos votos tendo o PS ficado em segundo com 36% dos votos, com 3 a 2 em vereadores. PSD e CDS ficam claramente atrás e dificilmente serão alternativas de poder. No entanto os democratas cristãos, que vão em coligação com o Partido da Terra, apresentam este ano o presidente da direcção dos bombeiros local, o que pode ser uma boa aposta eleitoral. Logo se verá.

Mas existem algumas mudanças significativas nas principais candidaturas, nomeadamente na da CDU que apresenta a vereadora Júlia Amorim em detrimento do actual presidente Máximo Ferreira. O PS aposta em António Mendes e o PSD em José Silvares Luz.

 

Mas vamos aos cartazes que é o que nos traz aqui, começando pelo PSD. 

O slogan apela à idade do candidato procurando ser um contraponto à sua principal concorrente mas também ao candidato do PS. Parece ser um golpe baixo, até porque mais juventude nem sempre é garante de mais futuro. A fotografia tem dois problemas: a posição muito rígida do candidato e os braços cruzados que numa fotografia de políticos dá sempre azo a segunda leituras. Mas a escolha da posição das mãos é sempre muito controversa. Neste formato que analisamos a problemática seria bem resolvida com uma fotografia mais pequena, que não enchesse em demasia o cartaz, e dessa forma a posição dos braços ficaria resolvida.

 

E agora os socialistas

No PS, interessante cartaz com a utilização de uma frase de Luis de Camões que reforça a mensagem do candidato, mais a mais que é considerado um “filho da terra”. Sinceramente não me lembro de ter visto algo semelhante mas confesso que gostei. Alerta a consciência das pessoas, e cria empatia o que nestes momentos é muito importante e credibiliza a mensagem. Nenhuma invenção com ondas nem outras artimanhas transformam este cartaz num bom exemplo de eficácia eleitoral. Um reparo apenas ao facto da cor usada na frase do “Luís” criar pouco contraste o que dificulta a sua leitura. E repare-se que o tamanho da foto resolveu o problema dos braços referido no cartaz do PSD.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:22


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


subscrever feeds