Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Angra do Heroísmo :: PSD e CDS

análise de Rodrigo Saraiva, em 30.08.13

Depois de aqui ter feito o enquadramento às eleições em Angra do Heroísmo e analisado a campanha do PS regresso para analisar a candidatura … leram o enquadramento, certo? … da coligação PSD/CDS.

Ora bem, numa lógica aritmética parece fazer sentido esta aposta. Mas, lá está, qual será a resposta dos eleitores às escolhas feitas pelos partidos? Aguardemos por dia 29.

PSD e CDS não só juntaram-se pela primeira vez como o fazem apresentando como cabeças de lista os candidatos à Câmara em 2009. António Ventura, vice-presidente do PSD no parlamento regional, e Artur Lima, líder regional do CDS, são respectivamente candidatos à Câmara e Assembleia Municipal. Este enquadramento justifica por completo a opção de surgirem os dois com o mesmo destaque no cartaz.

E o slogan reforça a razão da coligação histórica, dizendo aos eleitores que se juntam “Por Angra”. Um slogan simples e que transmite a ideia de que a terra está em primeiro lugar e acima das lógicas partidárias. E Angra no centro, candidatos dos lados, qual guarda de honra. Um cartaz objectivo, eficaz e bem construído. Depois o apelo ao voto, sendo que o slogan é também o nome da coligação e o que estará presente nos boletins de voto, como demonstra a barra inferior do cartaz. E é nesta barra que estragam tudo. Ok, eu percebo que amarelo e vermelho são as cores da bandeira de Angra, mas então escolhiam outra cor que não o verde para o fundo do cartaz. É que assim não bate a bota com a perdigota. São cores que não casam (ok, casavam se fosse um cartaz de uma festa reggae). Vá, se é por Angra e as cores da bandeira são para estar então deixem cair o verde. Há outras opções cromáticas. Mas eu tirava era o amarelo (e o vermelho). Se o fizerem eu coloco o cartaz na secção “de aplauso”.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:19



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas