Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Vila Nova da Barquinha :: PS e PSD

análise de Rodrigo Saraiva, em 29.08.13

Diz a história que o PS ganhará tranquilamente a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha. Apenas por uma vez, em 1985, o PSD conseguiu vencer as eleições locais. De resto o mapa foi sempre rosa. Diz a história que será difícil ao PSD aproveitar a mudança de protagonista. O actual presidente é mais um abrangido pela limitação de mandatos e o PS aposta num actual vereador, Fernando Freire.

O slogan escolhido é daqueles que tanto dá para uma candidatura de continuidade mas sem falar nisso, que é o caso, como para quem vai em oposição e tem noção que as pessoas por natureza são resistentes à mudança. “A mudança tranquila”, um slogan já utilizado em outros anos, outras eleições e outras localidades. Graficamente o cartaz não está mal, embora não seja fã deste tipo de fundo, houve um cuidado na colocação dos elementos em harmonia com o fundo. Todos os elementos são bem visíveis, slogan e imagens, o que é importante. O símbolo da candidatura está bem conseguido e traz mais alguma cor ao cartaz. A única coisa que não gosto no cartaz é a fotografia, não sei se pela dimensão ou, posso estar a ser levado ao engano pela fotografia ao cartaz, pela dificuldade em ver os olhos do candidato.

O PSD apresenta um cartaz que é mais um que gostava de ver como resulta num formato maior, na horizontal (um 8x3). Olho para este cartaz e acho que resultaria muito bem. Tal como na campanha do PS em Abrantes optam por uma fotografia da terra, neste caso o Castelo, distorcida. Os locais reconhecem e envolvem-se e a fotografia não tira o foco às mensagens. Neste cartaz encontro um dos melhores slogans para mim. Simples e genial. Jogo de palavras com os nomes da terra e candidato. “Barquinha (mais) Valente”. Gosto muito. Bom lettering e graficamente bem construído com o “+” dentro de um coração. Depois surge mais uma frase. “Contamos com todos”, é algo banal, mas que é inclusivo e cai bem. A fotografia do candidato está bem conseguida, mas neste suporte ocupa inevitavelmente muito espaço. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:57



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas