Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Abrantes :: PS

análise de Rodrigo Saraiva, em 29.08.13

Hoje regresso a Abrantes, terra onde os meus olhos ficaram queixosos, para um momento de compensação e a minha vista ficar regalada.

Em Abrantes encontramos mais uma campanha, pelo menos no que diz respeito a cartazes, fantástica e que vai directa para o top de preferências. Está de parabéns a equipa criativa e a candidata do PS, a actual presidente da autarquia, Maria do Céu Albuquerque.

Em termos de grafismo (imagem, fotografias e lettering) a fazer lembrar os excelentes cartazes do PS em Setúbal. Fotografias da terra no fundo, algo distorcidas para não roubarem o destaque às mensagens e às fotos de abrantinos, devidamente identificados. “Abrantes (destaque à terra) o nosso concelho”, é um slogan a puxar pelo orgulho à terra. Depois as pessoas a segurarem um quadro branco, que foca a atenção, com mensagens que demonstram o querer que têm em Abrantes e a qualidade que afirmam existir. O casal de reformados fala em solidariedade e a jovem em futuro. E este quadro tem o pormenor genial de sair para fora da estrutura do outdoor, que dá ainda mais força e energia ao cartaz.

Só posso aplaudir ver suportes de comunicação política a utilizarem ideias que já vi em outros tipos de comunicação, mas raramente se vê em política. O cartaz é complementado com o símbolo do PS, o nome da candidata (que abdica de destaque) e o endereço da página do facebook.

Ao nível das freguesias o PS insiste no slogan com o nome do concelho, na linha gráfica e no pormenor do quadro a ser segurado, mas aqui pelos candidatos, sempre com o cabeça de lista ao centro. Independentemente da freguesia todos com a mesma mensagem “Aqui, somos mais próximos”, uma boa mensagem para aquele que é o órgão de maior proximidade com a população. E só no final a referência à freguesia. Pelas fotografias que nos chegaram podemos ver que nem em todos foi feito o efeito do quadro sair do cartaz. Perde o efeito de maior dimensão, mas até assim o cartaz resulta bem.

Nestes cartazes das freguesias encontro o único pormenor onde apresento uma crítica. Bem sei que faz sentido assim pois bate certo com o slogan igual para todas as freguesias e em que o foco é o Concelho. Também é verdade que dava trabalho percorrer as (se não me engano) 13 freguesias. Mas acho que só valorizava e criava mais afecto com os eleitores se a fotografia de fundo fosse diferente e de cada uma das freguesias.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:07


já andam a falar aqui

De Filipe a 29.08.2013 às 21:31

Será que custaram tanto quanto custaram 30 oliveiras???(60000 euros )

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas