Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ponta Delgada :: PSD, PS E CDS

análise de Carlos Furtado, em 27.08.13

Este post deveria chamar-se, os meus, os teus e os nossos, ou melhor, o nosso, o novo e o que nem por isso. Percebeu? Imagino que não, mas lá chegará a hora em que tudo será mais claro.

 

Para já olhemos a situação política em Ponta Delgada.

Os Açores ao nível de eleições deverão ser analisados na métrica A.MA e D.MA. Ou seja Antes do Mota Amaral e Depois do Mota Amaral, mas sendo certo que as eleições para as câmaras escapam um pouco a esta lógica, ainda assim o resultado em 2009 foram 11 câmaras para o PS e 7 para o PSD confirma esta teoria. No entanto em 2005 o resultado era exactamente o inverso. Mas centrando-nos em Ponta Delgada a câmara é PSD que candidata o seu actual presidente, José Manuel Bolieiro, que em 2009 estava em segundo lugar na lista que teve 60,69% dos votos, um curioso resultado como diria Mota Amaral, contra 31% do PS.

Ou seja, temos um candidato presidente, José Manuel Bolieiro, um candidato a presidente, José Contente do PS, e um candidato que não imagina possa vir a ser presidente, Pedro Pereira, mas que procura melhorar o resultado para o CDS.

 

Vamos então ao cartazes começando pelo do PSD.

Simples, directo, limpinho limpinho, que cumpre os objectivos a que se destina. Uma boa foto, um bom jogo de “azuis” com as letras em branco. Tão simples e tão eficaz. Noto apenas a falta das indicações da web, sendo que o sítio oficial do candidato existe e como tal não foi aproveitado o cartaz para espalhar “a boa nova”. Mas claramente aprovado este cartaz.

 

Vamos então ao cartaz do PS.

 

Era escusado usar as barras amarelas e vermelhas. Ao que se junta ainda a cor avermelhada da palavra “Ponta Delgada” mais o da “Ação e Coração”. Ficamos a saber que o homem é de acção e tem bom coração. Quem será o médico? E? ah, é o novo presidente. Não sei a ordem pela qual foram colocados os cartazes, e se houve fuga de informação mas claramente diria que o do PS vem em resposta ao cartaz do PSD. Mas mesmo que o não seja, o slogan “Novo Presidente” é bom mas deveria ter algo mais de suporte do que as características do candidato. E que ainda por cima são fraquitas. Claramente este cartaz perde para o do PSD.

 

E chegamos ao do CDS.

Em que temos ondas em quantidade, picotados idem aspas e tipos de letras para vários gostos. Vá lá que não abusaram da paleta de cores e mantiveram-se no azul. Uma particularidade é que nenhum deles é o do CDS e mesmo o logo não está conforme as normas do partido. Graficamente o cartaz é pobre, mas pelo menos não nos fere em demasia os olhos. Mas o slogan é bom, dando uma nota de desprendimento e de liberdade, o que vai de encontro à vontade das populações, que é de ter políticos ao serviço do concelho e não concelhos ao serviço dos políticos.

 

Em resumo se ordenasse os três, em primeiro ficaria o do PSD, em segundo o do CDS e em terceiro o do PS.

E ainda se lembra como comecei o post? ok, fico mais descansado.

 

Nota: por lapso o post inicial ia com uma crítica ao apelo ao voto por parte dos socialistas. Fui alertado que a lei já permite esse apelo. Agradeço a quem me corrigiu, e peço desculpa aos leitores pelo erro e em especial aos directamente visados no meu post.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:15


já andam a falar aqui

De Pessoa que não é da CNE a 27.08.2013 às 21:56

Só uma achega: o apelo ao voto não tem "prazos". O cartaz do PS tem, de facto, muitos defeitos, mas não esse. http://www.cne.pt/faqs/100

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


subscrever feeds