Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Terras de Bouro :: PS, PSD e CDS

análise de Rodrigo Saraiva, em 21.08.13

Terras de Bouro, concelho mais a norte do distrito de Braga, sempre elegeu os seus autarcas entre PSD e CDS. Bem, em 2009 decidiu diferente e deu a vitória ao PS. Mas na verdade, quer o presidente como o número 2 da lista tinham já sido vereadores pelo PSD. Tirando 1982, em que se apresentou a votos a AD, e 1985, com uma vitória esmagadora para o CDS, todos os outros mandatos foram liderados pelo PSD. Em 1989 quando o PSD recuperou a liderança da autarquia foi tendo como candidato o então presidente anteriormente eleito pelo CDS.

Como já referido, em 2009 o PS vence, com Joaquim Cracel Viana a derrotar o presidente António Afonso, que liderava o concelho há 2 mandatos. E agora em 2013 reedita-se o confronto, com António Afonso a voltar a apresentar-se como candidato. E desta vez numa coligação PSD/CDS.

O actual presidente apresenta um cartaz que não deslumbra, muito banal, com pouca energia. O melhor do cartaz é o slogan. “Temos Presidente”, uma mensagem afirmativa que transmite confiança no trabalho feito e no futuro. Transmite ao eleitor a ideia que pode confiar. E depois ainda sentiram necessidade de sustentar com 3 adjectivos/características do autarca. E como ainda não deviam estar confiantes que os eleitores valorizassem o presidente-candidato, toma lá mais um claim, por baixo do nome. Não sei se a opção de verde na gravata foi pensada para fazer pandam com o cartaz, mas tendo em conta que lá está presente o símbolo do PS, uma gravata vermelha teria dado outra vida e atractividade ao cartaz.

Do lado da coligação PSD/CDS um cartaz bem trabalhado, quer graficamente como na fotografia. O slogan é um banal “mais e melhor” e banal é também o nome da coligação, mas onde conseguem um logótipo simples e bonito que coloca movimento no cartaz. Aqui leva ainda aplauso por terem resistido a barras em ondinhas. Mas o que se deve destacar neste cartaz é o look do candidato, que surge em 2013 rejuvenescido para o embate eleitoral. Descubram as diferenças aqui.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:39



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas