Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vagos :: PSD

análise de Carlos Furtado, em 19.08.13

Silvério Regalado é o homem em quem o PSD deposita as esperanças para manter o domínio da câmara vaguense. Actual vereador com vários pelouros, Silvério tem assim a vantagem de conhecer bem a máquina camarária e ter tido ao longo dos últimos anos certamente a oportunidade de ir contactando com a sociedade local. Ou seja, dispensa apresentações ao seu eleitorado. Mas a fasquia que Rui Cruz lhe deixa é alta. Diria mesmo que a cruz é pesada, tendo este, o Cruz, subido sempre as votações. De resto nos últimos anos a cor laranja é predominante, com o psd a conseguir sempre bons resultados quer nas legislativas quer mesmo com Cavaco nas eleições presidenciais.

 

Depois de aqui analisado o cartaz do PS, vamos então deitar o olho e a análise crítica ao cartaz do PSD.

 

A fotografia é boa. Aparece-nos um jovem, com ar sorridente e acima de tudo transmitindo confiança. Isso é sempre uma vantagem quando estamos a querer convencer eleitorado. A fotogenia natural é por norma um ponto a favor de qualquer candidato. E este foi brindado.

A lógica das mensagens que encontramos no cartaz remete-nos para a obra feita, mais uma vantagem que Silvério pode explorar. Temos dois tipos de mensagem: uma que estou em crer irá acompanhar os cartazes, “Vagos fez! Vagos vai fazer mais”, que procura potenciar o futuro mas que parte do “hoje”, e outra de lembrança imediata da obra feita com a apresentação de casos concretos: “atraiu novas empresas e criou 750 novos empregos”.

 

A lógica das mensagens é uma boa aposta. A primeira como um “selo” de garantia a segunda como uma das mensagens a passar, que estou em crer terá outras variações, quer já nesta leva quer numa segunda ronda que deve estar para breve.

 

No entanto há várias coisas que não me agradam. Uma, as ondinhas no “A” de vagos. Perfeitamente desnecessário. Curioso é o facto de o único apontamento com a utilização da cor laranja ser no tal “selo”. A tal cor do PSD. Lutar contra a vontade de mudar que tantas e tantas vezes penaliza quem está no poder? Veja-se os cartazes de 2009 e pasme-se no “esquecimento” do pantone laranja.

 

É certo que o tipo de letra usado é simples, mas não me agrada. Simples em demasia. E por fim o nome do candidato aparece pequeno (ok ele tem notoriedade, em lado nenhum refere que ele é candidato a presidente de coisa nenhuma. Tanto pode ser à câmara como à junta de freguesia J) e a preto, quando deveria ter explorado o laranja que está no “selo” ou até o azul do bloco superior.

 

Ou seja, um cartaz equilibrado e eficaz, com mensagens fortes, graficamente uns pontos abaixo do conteúdo.

 

Mas no final a nota é positiva.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:32


já andam a falar aqui

De João Lima a 20.08.2013 às 15:12

Sr. Carlos,
permita-me dizer que o "A" de Vagos tem umas ondinhas que são praticamente a imagem gráfica do CDU.
São as cores, as formas redondas... tudo o que o CDU utiliza, e por isso gera uma perda de identidade enorme.

Está aqui a imagem que pode comprovar a parecença de grafismo:
http://www.beja.pcp.pt/images/stories/imagens/logo%20cdu%202011_1%20cor.jpg

Abraço,
João

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas