Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Mealhada::PS e Coligação PSD, MPT, CDS-PP e PPM

análise de Virginia Coutinho, em 09.08.13

O concelho da Mealhada é conhecido pelo leitão ou como sendo “a terra das 4 maravilhas da mesa: pão, água, vinho e leitão”.

Este concelho, do distrito de Aveiro, é governado pelo partido socialista desde 1989, com sucessivas maiorias absolutas. Aliás, desde 1976 e até 2013, apenas em 1985 ganhou um partido que não o PS, neste caso o PSD.  Estes eram tempos “áureos do Cavaquismo” e a vitória foi retirado ao PSD, em 1989, pelas mãos de Rui Marqueiro que esteve à frente desta câmara municipal até 1999, altura em que entregou a autarquia ao seu número dois.

 Este é o candidato a presidente da Câmara Municipal da Mealhada, apresentado pelo PS, (Carlos Cabral, actual presidente, atingiu o limite de mandatos).

 

O PSD, neste caso coligação do PSD, MPT, CDS-PP e PPM, apresenta como candidato Gonçalo Vigário Louzada, actual presidente do Conselho de Administração da Sociedade Agrícola Caves Messias, conhecido pelo seu envolvimento com o desporto da terra, como o clube de hóquei em patins.


João Louceiro é o candidato da CDU. Braço direito de Mário Nogueira no Sindicato de Professores do Centro, que procurará voltar a ter um vereador no executivo (em 1989 perdeu o seu vereador Carlos Cabral, actual presidente da câmara).


Por fim, o Bloco de Esquerda apresenta como candidato à Câmara Municipal Ricardo Coelho, portuense, licenciado em Economia, residente em Canedo, Pampilhosa.

 

Em resumo, temos 4 candidatos, 3 partidos de esquerda e uma coligação de direita que acredita que este poderá ser o caminho para recuperarem o poder que perderam há mais de 20 anos.


Comecemos com a análise das imagens de campanha do candidato da coligação PSD, MPT, CDS-PP e PPM:


Na minha opinião este está longe de ser um bom outdoor. Está demasiado confuso: 3 ou 4 tamanhos de texto, 2 ou 3 tipos de letra de várias cores e sobrepostas, o esfumado verde com um outro que me parece cor-de-rosa. Não está harmonioso. O nome do candidato não é fácil de ser lido e o contraste e escolha de cores da sua assinatura (vermelho e verde) não é o melhor. De realçar que mais uma vez o verde é a cor escolhida, cor da esperança e das paisagens.

Por outo lado gosto da fotografia do candidato. A roupa é adequada e o candidato tem um “ar próximo”.

 

É, certamente, “defeito de profissão”, mas a primeira coisa que vi no outdoor foi a referência ao Facebook. Neste outdoor temos o link e nome de utilizador, devidamente definido. Embora ache o nome de utilizador demasiado longo, este é a assinatura da campanha (e também o domínio do website).

 

Em resumo, se simplificassem a imagem, tirando os esfumados, optando por um fundo de uma cor e evitassem todos os tipos de letra, tamanhos e cor presentes, penso que seria bastante mais impactante.


 

Passemos agora à análise do outdoor de Rui Marqueiro, candidato a Presidente pelo PS. Gosto bastante mais deste outdoor! Há harmonia entre os vários elementos e transmite a “tranquilidade", associada à cor escolhida. O fundo azul e a escolha das letras brancas é, na minha opinião, uma óptima combinação.

A fotografia é adequada, o candidato está a sorrir, a olhar em frente. A roupa é também ela adequada.

Neste outdoor também está referenciado o Facebook. Aliás, é mencionado o Facebook e não o website, o que me leva a assumir que esta será a principal plataforma online desta campanha.

 

O slogan não é diferenciador, e se um “está pela terra” o outro “está pelas pessoas”.

De realçar as letras pequeninas na camisa do candidato, que dificilmente serão lidas, com a mensagem “candidato a presidente da CM da Mealhada”.



Resta-nos saber se o PS conseguirá somar mais uma vitória ou se a coligação conseguiu ser suficiente forte para conquistar esta Câmara Municipal...

 

Poderão recuperar a análise realizada aos materiais de comunicação dos candidatos de 2009, aqui.



(Os nossos agradecimentos ao Nuno Castela Canilho pelo envio das imagens.)




Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:49



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas