Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Porto :: CDU

análise de Rodrigo Saraiva, em 31.07.13

Há uma força política que penso que sairá reforçada nestas eleições autárquicas, a CDU, ou seja, o PCP. E, indo pela temática aqui do blog, penso que ainda se poderiam sair melhor se tivessem outra abordagem, outra estratégia, outro cuidado, em termos de materiais de campanha.

Ao longo dos anos a CDU habituou-nos a cartazes “centralizados”. Independentemente do concelho ou da freguesia, a partir do “comité central criativo” sai uma linha gráfica orientadora com respectiva mensagem e todos replicam aquilo, apenas adaptando o nome do candidato e a localidade. Sim, houve algumas excepções, mas deviam ser mais. Bem sei que se pode argumentar que o PCP funciona assim em tudo, mas não me parece que estratégias de comunicação e imagem localizadas trouxessem mal ao mundo. E, aqui talvez questão mais sensível, pela doutrina do colectivo, podiam apostar mais na personalização da mensagem. Por exemplo, se em Loures apostam em Bernardino Soares, é porque sabem que tem uma elevada notoriedade. Ora, sejam consequentes e maximizem essa aposta.

 

Serve este intróito para analisar a campanha da CDU no Porto, um concelho onde têm mantido uma votação relevante, com vereador eleito, que entre 2001 e 2005 chegou a assumir pelouros no primeiro mandato de Rui Rio. Desde 2001 que a cara da CDU era Rui Sá, que a meio deste mandato “passou testemunho” a Pedro Carvalho, que é agora o candidato.

O Cartaz que vi e fotografei nas ruas do Porto é mau.

Má fotografia do candidato. A gravata escura é um erro, ainda para mais tendo o candidato uma barba forte. Fica tudo demasiado escuro. E o azul de CDU e o vermelho no slogan não trazem cor nem força ao cartaz. “Mudar o Porto”?! Banal. Seria melhor optarem pelo sub-slogan que está em letras pequenas logo abaixo. e fica a impressão que foi talvez um cartaz feito à pressa. Pois descobri a imagem de um flyer que, embora não esteja fantástico, já tem outros elementos de cor (azul e verde) que trazem outra empatia à candidatura.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:54



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas