Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Amarante :: PSD/CDS

análise de Carlos Furtado, em 29.07.13

Amarante é mais um dos casos em que obrigatoriamente o poder vai mudar. Pelo menos de protagonistas. Armindo Abreu, do PS, vê a lei impedi-lo de continuar a vencer eleições. E como tal o PSD acalenta algumas esperanças em dar a “volta ao resultado”. E para o tentar, nada melhor do que o reeleito presidente da concelhia local do psd e actual vereador da oposição, fruto de ter sido o cabeça de lista nas autárquicas de 2009.

 

Amarante tem protagonizado uma série de candidaturas independentes. Em 2005 foi Avelino Ferreira Torres, saído do Marco de Canaveses, que apresentou uma lista tendo sido o segundo mais votado com 27,60%. Na altura o cds assobiou para o lado e ficou de fora da contenda.

Em 2009 Avelino não se candidatou, o PSD conseguiu ficar a dois pontos percentuais do PS, tantos quantos o CDS conseguiu indo a votos. Ou seja, se houvesse a coligação habitual o PS teria perdido. Mas não houve e assim foi tudo saber o que valia.

 

Agora, chegados a 2013, temos a candidatura independente de Pedro Barros, do socialista Dinis Mesquita e de José Luis Gaspar em nome do PSD e do CDS. Olhando para os números de 2009 a coligação poderia sair vencedora, mas a candidatura de Pedro Barros pode baralhar tudo, pois pode uma vez mais ir buscar votos ao centro-direita.

 

Mas olhemos para o que nos interessa: o cartaz de José Luis Gaspar, do CDS/PSD.

 

 

Encontro alguns sinais positivos e outros negativos. Comecemos então:

. o cartaz é “airoso”, termo muito usado pelos menos novos para se referirem a algo leve e colorido, que lhes cheira bem mas ainda assim têm algumas reservas.

- a cara séria do candidato não bate certo com a imagem “airosa”. Não tinha custado nada tentar um sorriso, mas esta ideia de que os políticos têm que ter um ar sisudo é algo comum.

- tem demasiadas cores, demasiados tipos de letra e vários slogans/mensagens. 3 num cartaz só é obra.

- não ficava melhor assumir que tem um “projecto político para Amarante” e esquecer “ Experiência e conhecimento”? Ele é conhecido ou não? Caiu de paraquedas em Amarante?

- voltando às cores, e à barra central, digam lá se não vos lembra o “centrum”?

Mas arriscava e dizia que este é um cartaz bem conseguido, que vai chamar a atenção do eleitor. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:49



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas