Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Estarreja :: PS

análise de João Gomes de Almeida, em 29.07.13

 

O Fernando Mendonça, candidato do PS em Estarreja, tinha há quatro anos aquela que para mim foi a melhor campanha autárquica daquela fornada. Na época impressionou por vários motivos: trouxe a felicidade para o léxico da comunicação política (o que foi ousado e muito bom), fez outdoors com fundo fotográfico preto onde aparecia a abraçar os filhos (o melhor 8x3 político de 2009) e criou um jingle bastante profissional (muito na onda do que vários publicitários brasileiros criaram para políticos, lembram-se do magnífico "Lula lá" criado pelo mestre Celso Loducca?). Já o disse anteriormente, mas a campanha de Fernando Mendonça em 2009 devia ser estudada nos cursos de marketing político. Infelizmente não ganhou.

Este ano, o PS em Estarreja volta a apostar na felicidade e muda a assinatura da campanha de "Futuro Feliz" para "Estarreja Feliz". A postura do candidato nas fotografias é mais madura e existe uma maior aposta em mostrar a equipa. No entanto, o outdoor tem dois erros evitáveis: as fotografias estão mal recortadas e o headline "o teu voto vale" é apenas uma banalidade que não está lá a fazer nada.

Já o autocarro pareceu-me uma ideia inovadora e bem idealizada: o autocarro é a sede de campanha. A sede de campanha vai aos eleitores em vez dos eleitores irem à sede de campanha (bem sacado!). Já headline que está no autocarro é bom, mas um bocadinho longo.

Fica uma dica: continuem a jogar na felicidade e vão por aí, o caminho é bom e tem muito para ser explorado. E já agora um desafio: olhem para a campanha do vosso "camarada" João Ribeiro em Setúbal e tentem fazer ainda melhor. Ofereço-me para pagar um jantar ao que conseguir superar o outro comunicacionalmente.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:00



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas