Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




PS :: Vizela

análise de Virginia Coutinho, em 22.07.13

Já foi aqui feita a análise do candidato pela coligação PSD-CDS, à Câmara Muncipal de Vizela.

 

Dinis Costa é o actual presidente da Câmara Municial e recandidata-se nestas autárquicas. Numa Câmara Municipal onde o PS está habituado a sair vencedor, este ano esperam-se umas eleições renhidas.

 

Análise do candidato do PS:

  • As fotografias são, a meu ver, demasiado formais. As gravatas podiam ter sido dispensadas, principalmente a gravata de Fernando Carvalho, com bolinhas. Os candidatos estão a olhar em frente. Os sorrisos poderiam ter sido mais bem conseguidos.
  • O slogan “Vizela não pode parar” reflete a necessidade de continuidade.
  • Gosto do fundo e do gradiente nas cores, chama a atenção e dá vida ao outdoor. O azul é a cor predominante, cor associada à tranquilidade e fidelidade.
  • De realçar que, ao contrário do que temos vindo a verificar, aqui vemos que os candidatos são do PS: 2 logótipos e uma marca de água do logótipo  no lado direito do outdoor (difícil de se entender).
  • Não é feita menção a nenhum endereço electrónico.


 

Para além deste outdoor, muitos outros são exibidos por todo o concelho.Uns com o candidato à presidência, candidato à assembleia municipal e a várias juntas de freguesia; outros com as várias obras realizadas pela actual presidência. Fica aqui uma breve análise de 2 destes exemplos:

Dinis Costa, o candidato a presidente, surge no centro, havendo um número equilibrado de outros candidatos no outdoor (3 de cada lado). Pessoalmente não gosto deste cartaz: os candidatos estão virados para diferentes lados (notório que foram recortados e aqui colocados através de um programa de edição de imagem) e as gravatas de várias cores vivas captam toda a minha atenção.

 

Este é um dos exemplos dos outdoors onde são mostradas as obras realizadas por parte da actual presidência.

Ao nível da execução são usadas as mesmas cores dos restantes outdoors, havendo portanto uma ligação.

  • A mensagem é forte: mostra o cumprimento das promessas com a intenção de credibilizar e de mostrar a necessidade de continuidade. “Cumprimos” tem destaque.
  • Esta é claramente um construção publicitária “em Z”, elementos gráficos de leitura no topo, no centro e na linha inferior (neste caso apenas canto superior direito). A intenção deste tipo de construção é levar o leitor a percorrer os 3 focos de informação.  O leitor retém mais facilmente o início da leitura “Cumprimos” e o final “PS”.
  • As fotografias são muito pobres e poucos perceptíveis (embora exista legendagem no topo). O outdoor está confuso e pouco estético.

 

 

Créditos: Fotografias retiradas de Plano Claro (devidamente assinaladas)

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:35


já andam a falar aqui

De Nuno Vieira a 23.07.2013 às 11:26

Olá Virgínia,

Apesar do gradiente muito bem conseguido por trás das fotografias, não consigo perceber muito bem a utilização de duas pessoas num cartaz, estando um em cada ponta. Talvez seja ignorância minha sobre a importância de Fernando Carvalho no Concelho, mas se fazia mesmo falta no cartaz, que o colocassem ao lado do candidato e ambos na mesma posição.

Aliás, o mesmo problema repete-se no cartaz onde o candidato aparece ladeado de 6 pessoas, que desde logo me parece um claro exagero, que estão cada uma virada para seu lado. Não estou muito de acordo consigo na questão da cor das gravatas, se estivessem todos com gravatas da mesma tonalidade o cartaz ficaria ainda mais enfadonho.

Em relação ao cartaz que pretende demonstrar obra feita, apesar de, mais uma vez, ter uma boa concepção gráfica, acaba por ter um resultado final muito fraco em virtude das fotos escolhidas, especialmente a foto da carrinha...

Nuno Vieira

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas