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Lisboa :: PS :: Online

análise de Virginia Coutinho, em 15.07.13

A  análise geral da campanha de António Costa já foi aqui realizada. Prometi analisar a aposta do candidato nos meios online, nesta campanha que me atrevi a denominar “à la Obama”.

 

Nos outdoors analisados o website e o QR Code (já foi comentado o quão pouco eficaz é colocá-lo num outdoor) são dois elementos de destaque, o que demonstra a grande aposta nos meios digitais.

 

De forma a facilitar a análise, ela será feita por plataforma:

 

Website:

  • A identidade gráfica é congruente: o layout é o mesmo que encontramos nos outdoors.
  • O website é pobre mas admito que não o achei de difícil navegação.
  • Não sou fã das mensagens rotativas no website.
  • No que diz respeito à optimização do website para os motores de busca (SEO), o trabalho poderia ter sido mais aprofundado. Existem sérias lacunas ao nível da programação e ao nível do conteúdo, nomeadamente no que diz respeito à sua optimização. Podem ver mais informações aqui.
  • Quando acedemos ao website os botões das redes sociais aparecem-nos no canto superior esquerdo. Entre esses botões está o do “Instagram”, que não nos direcciona para lado algum. Mencionarmos uma rede e colocarmos um botão para a mesma quando não temos lá presença é errado. Acrescento que ao passarmos o rato por cima do ícone nos apercebemos que a designaram de “Instangram” e não de “Instagram”, o seu verdadeiro nome. Um pequeno pormenor.

 

 

Website- análise de conteúdo:

Um dos chavões que encontramos no website é "crowdfunding", ou financiamento colectivo. Esta é, na minha opinião, uma excelente iniciativa. É já uma prática frequente noutros países e mesmo cá dentro temos assistido ao nascimento de várias plataformas deste tipo, cujo objectivo é angariar dinheiro para os mais diversos projectos ou empresas. António Costa conseguiu já 45% do valor pedido, através da plataforma ppl.com.pt. As doações podem ser de apenas 2 euros e consoante o valor é atribuído um pequeno prémio. A mecânica é a correcta e está a resultar. Ver aqui.

 

O restante conteúdo é relevante: eventos da campanha, os candidatos das juntas de freguesia,… . No entanto, existem opções que se estivermos a usar o Safari não consiguimos aceder, como o menú “candidatos- assembleia municipal”. 

 

 

Social Media:

Existe um aposta em vários tipos de social media, como o Flickr e redes sociais como o Youtube, Twitter e Facebook. O Instagram é também mencionado mas o candidato não tem presença nesta rede, o que até me parecia uma excelente ferramenta para demonstrar um lado mais descontraído.

 

Facilmente nos apercebemos de que não existe coerência entre as várias redes sociais. Optam por colocar a fotografia de António Costa nas imagens das páginas de Facebook, YouTube e Twitter mas esta nem sequer é a mesma em todas as plataformas. Para além disso o nome de utilizador difere de plataforma para plataforma, desde “costa2013Lx” (Twitter),  “JuntosporLisboa” (YouTube).

 

O Twitter tem sido utilizado apenas para replicar o conteúdo do Facebook. Conta apenas com 17 seguidores e 21 tweets. O Twitter deveria ser aproveitado como uma plataforma de social listening mas, pela pouca interacção com os seguidores, não acredito que esteja a cumprir esse objectivo.

 

Em relação ao Facebook, sou sempre bastante crítica quanto à forma como os nossos políticos usam (ou não usam) esta rede social. Acredito que a proximidade com o votante e a humanização do candidato são pontos fulcrais em comunicação política e esta é uma plataforma excelente para o fazerem. Em Portugal é usado apenas como mais um veículo de comunicação institucional e nesta campanha não é diferente. Embora na descrição da página da campanha de António Costa se mencionem palavras como “dialogar” e “interagir”, na verdade todas as interacções feitas pelos seguidores não têm resposta, quer sejam positivas ou negativas.

O conteúdo é institucional, partilha de eventos, fotografias da campanha e até partes do discurso político. O candidato é referido na terceira pessoa, o que nos leva logo a deduzir que não será ele a partilhar conteúdo.

 

Conclusão, o website ocupa um lugar central na campanha e a tendência é mesmo essa. No entanto, a sua execução levanta muitas dúvidas.

O candidato optou por ter também presença em várias plataformas sociais, contudo ter uma boa presença (o que é totalmente diferente) requer muito tempo, dedicação e uma estratégia, o que não se verifica.  

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:20


já andam a falar aqui

De webmaster do site juntosfazemoslisboa.pt a 16.07.2013 às 03:19

Exima Senhora,
Escrever "Existem sérias lacunas ao nível da programação" baseado num qualquer site de "análise" on-line, parece-me demasiado deselegante da sua parte.
Para alguém que não perceba o que lá está escrito, como parece ser o seu caso, a coisa pode parecer grave, no entanto vou desperdiçar algum do meu precioso tempo para lhe explicar o seguinte:
Ficheiros robots.txt, são ficheiros usados para inibir os crowlers de indexarem algumas páginas de um site, ou seja dar indicação que uma determinada página não deve ser indexada por um motor de busca, ainda assim nem todos os crowlers respeitam este tipo de ficheiros. Como não há nenhuma página no site que se pretenda que não seja indexada, isto não se aplica. Visite http://www.robotstxt.org/robotstxt.html, para aprender mais.
Ficheiros sitemaps.xml, são usados para dar indicação aos motores de busca, sobre quais as páginas mais importantes de um site, tal como a periodicidade de actualização, etc. sendo este um site que irá ter uma vida útil de pouco mais de 2 meses, também este não faz qualquer sentido. Pode visitar http://www.sitemaps.org/ para confirmar.
Apesar disto, admito que o site possa ter falhas e possa ser melhorado, não tenho qualquer pretensão nesse sentido, ainda assim, e apesar de respeitar a sua opinião, continuo a achar que considerar isto que acima descrevo "sérias lacunas ao nível da programação" é completamente disparatado, ainda por cima quando o seu próprio site padece do mesmo mal.
Cumprimentos

De Virginia Coutinho a 16.07.2013 às 17:08

Caro Webmaster,

Antes de mais agradeço o seu comentário à análise, que não procurava ser, de todo deselegante. Ao analisarmos um website através de uma plataforma mencionada foi uma forma de não tornar a análise exaustiva e de fazer com que facilmente o leitor deste blog, que não é de todo um técnico da área de programação, consiga mais informações. No entanto, terei todo o prazer em debater consigo a minha afirmação e os erros detectados. Caso veja pertinência poderei ainda pedir a opinião de terceiros, isentos.
Não foi com isso nosso objectivo ofender alguém ou o vosso trabalho, pelo contrário, esta análise pretende ser construtiva.

Mais uma vez obrigada pelo vosso tempo.

De Diogo Valente a 17.07.2013 às 23:17

Estive a ler atentamente o post assim como o comentário do webmaster e tenho de concordar com a autora do post . Sem verificar o Link que a autora sugeriu, consigo facilmente apontar através do código fonte mais alguns pontos onde o site falha ao nível de SEO .

- A meta name description é incompleta e pouco densa ao nível de keywords .
- A meta name keywords deve ter entra 10 a 20 kws
- Grande parte das imagens do website não possuem o atributo alt. Atributo esse bastante importante para SEO .
- As mesmas imagens que não têm alt também não têm o atributo title. Embora este atributo não tenha influencia ao nível de SEO , convido-vos a verem um invisual a navegar na Internet e sentirem a diferença de sites com atributos title.

Após ler o comentário do webmaster do site a referir que 2 meses é um tempo de vida curto para um site e a menosprezar a utilização de sitemaps.xml e da força do crawler (e não crowler ) na rápida melhoria do posicionamento de um site nos motores de busca, resta-me terminar com uma Ode de Ricardo Reis.

"Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda rilha, porque alta vive "

De webmaster do site juntosfazemoslisboa.pt a 20.07.2013 às 01:13

Caro Diogo,
parece-me que não leu com atenção o meu comentário, em momento nenhum eu escrevi que não concordava com a "apreciação" da autora do post.

A minha indignação prende-se tão somente com a frase "Existem sérias lacunas ao nível da programação", até porque é apenas a parte que me diz respeito, uma vez que o site é dinâmico e tem outras pessoas responsáveis pelo design e atualização dos conteúdos. E indigna-me porquê, porque se o leitor não tiver grandes conhecimentos de programação informática, que, convenhamos é o caso da esmagadora maioria, fica com a ideia que a programação do site é um desastre ou coisa do género.
Ora, ambos sabemos que não é disso que se trata, o site é rápido, não tem bugs, tirando o caso do safari que a autora do post menciona, que já testei em várias plataformas e não consigo reproduzir (talvez o browser utilizado estivesse desatualizado), é de navegação fácil (o que não me diz respeito diretamente, é uma questão de design). Perante isto volto a referir que não me parece elegante dizer que o site tem sérias lacunas ao nível da programação.

Quanto à questão dos invisuais, mea culpa, confesso que nunca tinha pensado nisso, mas ainda assim, como atrás referi o site é dinâmico, e por essa razão não é fácil ter o controlo desejado sobre esses pormenores, mas vou considerar essa questão.

Acho também que interpretou mal a questão dos sitemaps, os sitemaps têm como função indicar aos crawlers(peço desculpa pelo lapso), a periodicidade com que devem revisitar uma página para indexação, diariamente, semanalmente, etc., em minha opinião, não faz sentido num site com tão curto espaço de vida, e tomar isso como pretexto para dizer que o site é mal programado, parece-me deselegante.

É a minha opinião, a autora do post tem direito à dela, o senhor tem direito à sua e eu tenho direito à minha.

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