Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Angra do Heroísmo :: PS

análise de Rodrigo Saraiva, em 11.07.13

Angra do Heroísmo divide a sua história autárquica entre PSD e PS. O partido laranja presidiu a autarquia de 1976 a 1997, ano em que o PS venceu. Nota de curiosidade, em 1993, última vitória do PSD, a candidatura opositora foi uma coligação entre PS e CDS. Em 2009 o PS voltou a ganhar, mas depois de maiorias confortáveis em 2001 e 2005 vê o CDS, com Artur Lima, o líder regional, roubar-lhe votos e elege um vereador. O PSD manteve a votação. Poder-se-á dizer que este último resultado deve-se à instabilidade transmitida pelo PS na troca de presidentes de Câmara, que desde a saída de Sérgio Ávila, o vencedor em 1997, não encontrou um presidente duradouro, e um bloco dos eleitores preferiu dar confiança a Artur Lima que anteriormente nas eleições regionais tinha tido um bom resultado para o CDS a nível regional e estava em alta.

Em 2013 o PS, talvez atento a este cenário e apostado em não perder esta emblemática autarquia, apresenta como candidato um político de notoriedade regional, ex secretário regional de diversas pastas nos governos de Carlos César. Álamo Meneses desafia-se a manter o PS na liderança da autarquia.

O facto de o candidato ser sobejamente conhecido permite que nos primeiros cartazes se abdique de colocar a sua fotografia, havendo apenas referência ao nome. O destaque vai para a terra através de fotografias que demonstram a terra e o mar, sendo o cartaz complementado com dois slogans: “Angra mais forte” que surge destacado em tamanho, lettering e cores e “uma ilha com futuro”. Uma conjugação de imagens e mensagens que demonstra o acreditar na terra e nas suas gentes e uma visão positiva e de futuro.

Esta opção de cartaz com fotos de fundo e os elementos colocados em cima precisa de ser bem trabalhada, na perspectiva de ser um cartaz de rua. São imagens que funcionam certamente bem em redes sociais. Na rua, enquanto elemento a ser visionado na maioria dos casos por quem está de passagem, dificulta a transmissão da mensagem. Nestes cartazes parece-me ainda que as fotos poderiam ser melhores. Estes foram os que nos fizeram chegar. Fico curioso por saber se irão haver mais, com outras fotos de Angra.

O Cartaz é complementado com o símbolo do PS e o endereço da página no facebook.

São cartazes que acabam por levar nota positiva.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:50



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas