Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vila Real de Santo António :: PSD

análise de Rodrigo Saraiva, em 09.07.13

Vila Real de Santo António é um concelho histórico e que tem a curiosidade de ter o seu território separado, visto que o Concelho vizinho de Castro Marim toca no litoral atlântico, deixando a freguesia de Vila Nova de Cacela separada das outras freguesias.

É um concelho que historicamente votou à esquerda, com presidências alternadas de PCP e PS. Em 2005 houve surpresa, com o PSD a arrancar uma vitória sem maioria com Luís Gomes que em 2009 se recandidata e dizima a concorrência atingindo um resultado de 71%. Estes resultados são reforçados pelo facto de em 2001 o PSD ter sido a terceira força política e em 1997 nem chegou aos 10%. Mais um dado histórico interessante: em 1976 e 79 o PSD, na altura PPD, presidiu à Freguesia de Vila Nova de Cacela.

Olhando então ao passado recente, sem conhecer em profundidade a realidade local, poder-se-á dizer que Luís Gomes se prepara para revalidar a presidência num terceiro mandato.

 

Reconhecidamente um filho da terra, nota-se que é característica que não larga e faz questão de ressalvar através do slogan com que se apresenta este ano: “Um Presidente que é nosso”. Que em conjugação com uma fotografia numa posse bastante descontraída transmiti uma imagem de “sou um de vós e cá estou outra vez”.

Gosto da fotografia, foge do normal, e das escolhas de lettering. A opção do fundo é algo discutível. Um cartaz forte que me parece impactar quem por ele passa na rua. O único erro aqui talvez seja no excesso de cores que ficaria facilmente reduzido, sem colocar em causa a força do cartaz, se o amarelo no nome não existisse. Teria optado pelo branco já utilizado no slogan. Como diria o João Gomes de Almeida, parece uma “festa de reggae”.

 

Nota: desvendamos hoje um segredo no blog, em algumas das campanhas os analistas trocam opiniões. Muitas vezes estamos de acordo e complementamos as análises. Mas acontecem casos em que há desacordo, sendo que vinga a opinião de quem assina o post, pois é a sua análise. Fica a nota que neste cartaz houve opiniões distintas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:40


já andam a falar aqui

De Miguel José a 09.07.2013 às 20:18

Tenho gostado de ver as vossas análises, contudo tenho uma dúvida, porque é que não analisam cartazes da CDU ou do BE também?
Cpts

De Rodrigo Saraiva a 10.07.2013 às 12:35

Caro Miguel José, as análises são a materiais que nos vão enviando (a maioria) e a que vamos apanhando (a minoria). Do BE ainda não temos nada. Da CDU temos apenas um cartaz do Porto. Está em pipeline.
obrigado

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog