Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Macedo de Cavaleiros :: PS

análise de Rodrigo Saraiva, em 24.06.13

Macedo de Cavaleiros é mais um concelho onde a lei de limitação de mandatos obriga à saída do Presidente. Um presidente que tinha reconquistado a autarquia para o PSD, em coligação com o CDS, depois do PS ter liderado em dois mandatos. Tal como em 2009 o material que nos chega deste concelho é do PS, que insiste no mesmo candidato. E em termos de imagens uma forte mudança de estratégia. Desta feita o candidato surge com casaco, mas resiste à gravata. Abandona o vermelho e o rosa e aposta no azul. E do “Acreditar” passa para um banal “Mudança com Futuro”. Olhando à realidade, passada e actual, eleitoral do concelho percebem-se as duas estratégias e fazem sentido.

Neste cartaz, genericamente eficaz, parece-me que a opção de cor no slogan deveria ser outra pois ganharia mais força. Ou então o fundo teria que ser outro.

 

Passando a análise ao cartaz em si, volto a referir o cuidado que também deve ser tido na escolha de materiais. Esta opção de utilizar lonas, principalmente quando as cores do cartaz são claras, obriga a cuidado adicional na colocação dos suportes. Levando com luz por trás, as sombras dos ferros “entram” pelo cartaz.

E nesta foto optei propositadamente por não a recortar. Os cartazes eleitorais podem já ser considerados um excesso nas paisagens. E mais razão terão os críticos quando não existe cuidado na colocação, bem como na retirada logo após as eleições. Porque razão ficam os ferros ali por cima do cartaz? E vá lá que neste até têm a mesma altura. Exige-se mais cuidado a todas as candidaturas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:15



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas