Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vila Real :: PSD e PS

análise de Rodrigo Saraiva, em 20.06.13
Pelo que tenho lido as eleições em Vila Real estarão renhidas.

Sendo uma capital de distrito, é um palco a acompanhar com atenção, pois “capitais de distrito” costumam ser um dos argumentos para quem quer cantar vitória em termos globais.

Vila Real, com excepção de 82 em que a “marca” foi a da AD, sempre foi uma autarquia PSD, pelo que a expressão bastião encaixa muito bem. Olhando ao histórico dos resultados o PS foi, genericamente, sempre crescendo, pelo que é com naturalidade que, adicionalmente aproveitando o facto do actual presidente de Câmara não se recandidatar, tenha esperanças nestas eleições. Para tal o PS apostou na continuidade e apresenta Rui Santos, o mesmo candidato de 2009. Já o PSD, opta por apresentar António Carvalho, actual Presidente de uma Junta de Freguesia (opção que não é caso único).

 

O candidato do PSD apresenta um bom cartaz. Embora não seja grande fã das fotografias “cortadas”, parece-me uma foto com qualidade e bem enquadrada no cartaz. A opção cromática é simples e o azul escolhido encaixa bem com o slogan. “Novo Ciclo. Nova Energia” é uma mensagem positiva e que faz sentido com o cenário referido de um novo candidato da força política que sempre geriu os destinos do concelho. O apontamento no canto superior direito “VilaRealMais”, com um logótipo, embora dê um reforço de cor ao cartaz parece-me desnecessário, visto não ser uma coligação e o símbolo do PSD estar presente no cartaz.

 

Do lado do PS, posso estar a ser iludido pela qualidade da fotografia, mas parece existir alguma falta de qualidade no tratamento gráfico do cartaz, o que se nota especialmente na foto do candidato. Este cartaz não merece nota negativa, mas eis um exemplo de como é arriscado optar pelo preto como fundo de um cartaz. Precisava de mais um apontamento que incutisse alguma, mesmo que ligeira, cor no cartaz. Talvez bastasse que na fotografia o candidato tivesse outra gravata. O símbolo do PS não é suficiente para dar força cromática. Já a opção de colocar a imagem (calculo que) dos Paços do Concelho em silhueta está bem conseguida, pois é algo que funciona muito bem num fundo negro. Mas o ponto mais fraco é o “slogan”, embora com bom lettering. A utilização de apenas a palavra “avançar” soa a pouco. Avançar para? Como? Em resumo, fica a sensação de oportunidade perdida. Talvez um contacto com os camaradas do PS de Almada e o próximo cartaz possa estar melhor.

 

 

Adenda:

Através do facebook chegou a dica que o cartaz do PS tem um fundo verde “garrafa”. Eis uma imagem que nos enviaram entretanto. Aguardamos por uma foto de melhor qualidade do outdoor na rua para aqui colocar. Mas imaginando o cartaz nessa cor, na análise feita apenas retiro aquela parte em que refiro a necessidade de mais um apontamento que incutisse alguma cor.

A silhueta funciona muito bem. Mesmo com este fundo verde a gravata deveria ser de outra cor. O slogan ficará melhor se numa segunda fase, ou em cartazes mupi, for complementado, como parece ser o objectivo pelo que se vê na página de facebook da candidatura.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:53


já andam a falar aqui

De Rogério Meireles a 24.07.2013 às 09:43

Apenas uma "achega" quanto ao outdoor do PSD: a foto do candidato tem mais que demasiado Photoshop!
A tal ponto que se corre o risco de não reconhecer o candidato se com ele se cruzarem na rua. Na realidade, a foto parece mais do filho do candidato que do próprio. A foto cortada esconde uma careca proeminente, e o Photoshop apaga as rugas próprias da idade. A meu ver o grande (e único) ponto negativo do outdoor.
Uma breve visita a www.antoniocarvalho2013.pt permite ver as diferenças entre o candidato "real" e o candidato "photoshopado" do outdoor...

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas