Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Oeiras :: IOMAF

análise de Rodrigo Saraiva, em 09.06.13

Oeiras parece posicionar-se como um bom case study em Imagens de Campanha.

 

Depois de já analisados os cartazes de Marcos Sá do PS e os de Francisco Moita Flores do PSD, ainda sem o candidato presente, os oeirenses foram hoje brindados com os cartazes do actual Presidente da Câmara Municipal de Oeiras e candidato pelo IOMAF, Paulo Vistas.

 

Embora seja o actual Presidente e nos últimos anos tenha sido o braço direito de Isaltino Morais, lá está um dos muitos casos que comprovam o “efeito eucalipto” no terreno autárquico, ou seja, a maioria das pessoas, do eleitorado, sabe quem é o Presidente e só uma minoria reconhece os vereadores. Factor ainda mais preponderante em ambientes urbanos. Por isso, muito se verá por esse país, há candidatos que mesmo tendo um relevante percurso autárquico não se podem dar ao luxo de dispensar a primeira fase de cartazes para se apresentar, com dois pormenores: a fotografia e o nome.

 

Este cartaz de Paulo Vistas cumpre esse propósito, apresentar-se a parte do eleitorado e reforçar notoriedade junto dos eleitores que já o conhecem, mas não se fica por aí. De uma forma simples e inteligente faz uma ligação ao passado da obra feita, à herança de Isaltino, e aponta para o futuro. Tudo com um slogan simples mas eficaz: Continuar a Fazer.

Se muitos apostavam que os cartazes iniciais iriam surgir com a foto de Paulo Vistas lado a lado a foto de Isaltino, eis a surpresa. Apenas a foto do candidato, e uma boa foto, mas a ligação a Isaltino não deixa de estar presente, mas através do nome da associação/movimento criado aquando das autárquicas em 2005. E um nome de associação que também acaba por cumprir o papel de slogan, sendo uma mensagem positiva.

 

As cores escolhidas, tons de verde, dão também seguimento às campanhas anteriores do IOMAF.

 

Em resumo: um cartaz muito simples, mas muito eficaz.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 01:57


já andam a falar aqui

De Alexandra a 09.06.2013 às 11:13

Uma correção muito pertinente a este texto, de quem está no processo de campanha... Paulo Vistas, já teve uma primeira fase de cartazes com a sua foto em primeiro plano e a foto de Isaltino Morais ao seu lado! Essa sim, foi a fase de apresentação para quem não conhecia o homem sombra! Esta imagem que aqui aparece, já é da segunda fase! É preciso saber para opinar!

De Rodrigo Saraiva a 11.06.2013 às 16:57

Cara "Alexandra",

o cartaz que fala, cuja foto nos foi enviada e apareceu publicada no Expresso no passado sábado, não é um cartaz de campanha, nem foi massificado pelo concelho (e sei-o bem porque sou municipe em Oeiras, sendo apenas um cartaz colocado desde Março junto à sede de campanha para indicar o caminho para a dita sede.
é um facto que é preciso saber para opinar, mas também aqui ninguém se afirma como detentor de toda a verdade, pelo que vamos recebendo e aceitando todos os inputs adicionais que nos chegam, como poderá ver, por exemplo, no post de análise ao PS em Loures no comentário deixado. Mas também é um facto que quem quiser contribuir para este blog, feito livre e gratuitamente, também o deve fazer com simpatia e cordialidade.

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas