Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Oeiras :: PSD

análise de João Gomes de Almeida, em 06.06.13

 

Moita Flores já está no terreno com a sua campanha há algum tempo e nós só agora vamos proceder a esta análise. Falha minha, que me tinha comprometido com o Carlos e com o Rodrigo há bastante tempo. Mas depois de muito de reflectir sobre a mesma, finalmente cheguei às minhas conclusões.

Em primeiro lugar um aplauso: finalmente uma campanha com uma ideia! É isso mesmo, esta é a primeira campanha autárquica deste ano que tem verdadeiramente uma ideia criativa nos seus materiais de comunicação. Não estou com isto a dizer que esta ideia seja muito criativa, mas a verdade é que os responsáveis da candidatura procuram um conceito e conseguiram fazer uma materialização, que a bem ou a mal, conseguiu romper com aqueles que são os códigos ditos "normais" de uma campanha política.

De seguida um apupo: a assinatura "Uma nova ambição" é um cliché que não diz nada, nem significa coisa nenhuma. A materialização gráfica desta campanha merecia algo melhor do que uma assinatura que já foi usada umas centenas de vezes por uns outros tantos candidatos. Percebam de uma vez por todas que "nova ambição", "mais ambição", "mudar de rumo", "continuar a obra", são expressões tão batidas que já não servem para captar a atenção do consumidor. Perdão, eleitor (raios parta a publicidade).

Um novo aplauso: a direcção de arte desta campanha é boa e as fotografias têm qualidade. A fonte está bem escolhida e o headline é curto e claro na mensagem que quer transmitir (tal como deve ser), no entanto, peca um pouco na formulação criativa.

Outro aplauso: foi bem pensado não colocar logo de início o rosto do candidato. Moita Flores tem notoriedade suficiente para se fazer valer apenas pelo seu nome, sem precisar de uma fotografia associada. Esta mensagem subliminar é bem passada na campanha.

Em suma, esta é uma campanha razoável, mas bastante boa para o que estamos habituados na política autárquica. Haja mais algum arrojo, ponham de lado a porcaria dos clichés, invistam na criatividade e esta candidatura tem pernas para fazer umas coisas bonitas.

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:18



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas