Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vagos :: PS

análise de Carlos Furtado, em 21.05.13

 

Depois de uma primeira vez chega sempre a segunda vez. E por isso cá volto eu para analisar mais um cartaz, de novo do PS e desta feita numa terra, Vagos, onde me ligam fortes raízes familiares. Mas como escrevi no meu introito neste blogue, serei sempre imparcial.

Ao olharmos para um passado recente, 16 anos e 4 eleições eleitorais, percebe-se que a aposta do PS em Vagos é para cumprir calendário mais a mais que nas últimas não apresentou mesmo candidato e nas três anteriores não passou dos 10%. O PSD tem comandado a vida do concelho desde 2001, através de Rui Rocha da Cruz que se vê impedido de recandidatar. Uma nota mais de curiosidade e que pode servir para os partidos refletirem na velocidade com que criam e matam candidatos autárquicos, Rui Rocha da Cruz antes de vencer em 2001 tinha sido candidato derrotado em 1997. Mas a perseverança deu frutos e o seu trabalho foi premiado e reconhecido pois foi sempre em crescendo. Mas agora está na hora da renovação e a luta está assim em aberto.

 

Este enquadramento histórico é importante para se perceber o que o PS aposta nas eleições em Vagos: nada. E isso está estampado no cartaz que nos chegou. Mais a mais, perdido na natureza.

 

A cor verde, que este ano se vê em alguns cartazes dos socialistas, acaba por não chocar com a gravata castanha e com o ar pesadão do candidato. Mas ainda por cima neste enquadramento a coisa não pega. E o slogan é fraco. “Honestidade”? Admito que possa querer representar uma crítica velada ou aos seus adversários políticos, mas ainda assim é curto para quem quer ser candidato. Não deveriam ser todos os políticos o apogeu da honestidade? E novas ideias? Assim? Sem mais? É bom de ver que o que existe mesmo por ali é alguma falta de ideias.

 

Mas além do aspecto gráfico do cartaz há toda a questão política por detrás do candidato. Em 2009 apareceu como candidato independente tendo sido eleito vereador. E agora em 2013 candidata-se pelo PS. Honestidade portanto....

 

Claramente este cartaz peca pela falta de arrojo e de motivação para atrair o voto do eleitorado. Não é desta que o PS arranca um bom resultado de Vagos. Nem invocando a Nossa Senhora de Vagos. 8 é a minha nota

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:29


Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas


subscrever feeds