Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Outras imagens - o uso de vídeos

análise de Rodrigo Saraiva, em 06.10.09

Muito se tem falado do uso das diversas ferramentas Web nas actuais campanhas políticas e das suas potencialidades e resultados. Desde a criação de blogs à presença nas diferentes redes sociais, praticamente todas as candidaturas não estão indiferentes a esta nova realidade.


Mas não são apenas os partidos a dinamizarem a política através da designada Web 2.0. Há, cada vez mais, participação cívica usando diversas ferramentas.
 

E uma das mais interessantes, quer pela criatividade inerente, como por uma putativa maior eficácia, é a utilização de vídeos que são disseminados em blogs, redes sociais e até por mail. É o chamado efeito viral.
 

Decidimos fazer uma pesquisa e avaliação dos diversos filmes que surgiram no âmbito da campanha para as eleições legislativas. Vários têm realização assumida, principalmente os partidos, mas também alguns blogs (e aqui é o 31 da Armada a demonstrar mais capacidade produtiva) e há vários filmes que têm origem desconhecida, sendo que alguns parecem serem feitos pelos partidos.
 

A avaliação que pode dar uma ideia da potencial eficácia é feita pelo número de visualizações, o que permite fazer um "top vídeos" ou “top viral”.

 

No topo das preferências surge o famoso e criativo “caso Manuela Moura Guedes” com a personagem de Adolf Hitler. O titular deste filme é desconhecido, mas tem a curiosidade de o user no Youtube ser “MrMiguelAbrantes”, uma ironia para com um blogger muito activo e apoiante do PS. No momento em que este post é escrito o filme conta com o impressionante número de 261264 visualizações.

 

 

Em segundo lugar, com 172219 visualizações, mas colocado online em Abril por um user com nickname, sem criatividade de produção, surge o filme que resume as críticas de José Sócrates ao Jornal da TVI.

 

 

O terceiro lugar cabe ao Bloco de Esquerda, que através do Esquerda.net colocou online um vídeo dedicado a Carolina Patrocínio e que recorda as famosas tiradas sobre frutas e o não gostar de perder, entre outras. “Os anseios de Carolina Patrocínio” contabiliza 77949 visualizações, sendo o filme mais visto deste perfil bloquista no Youtube.

 

 

Com 65636 visualizações, made in 31 da Armada, surge o debate “Sócrates vs Sócrates”.

 

 

O 31 da Armada, já conhecido pelos seus irónicos e humorísticos vídeos, esteve bastante activo. Para além do filme acima referenciado, lançaram também tendo como alvo José Sócrates, a série de 3 filmes “Lord Vader entrevista Sócrates”, sendo que só o primeiro, entre Youtube e Sapo.videos totaliza mais de 6400 visualizações. 

 

 

Outros filmes deste blog, ao longo da campanha, foram a “Entrevista possível de José Sócrates a Maria Flor Pedroso” (5315 visualizações); “A semana de um Governo de coligação com o BE” (4844 visualizações); “composição do Governo de coligação de esquerda” (3185 visualizações);“Valsa de um homem carente” (2710 visualizações). De registar ainda que o 31 da Armada realizou uma emissão especial na noite das eleições com diversos filmes. Desta noite o filme mais visto foi “Fonte Fernando Lima” com 1304 visualizações.

 

 

Mas voltando ao Top Viral, com 13137 visualizações surge o anónimo “amigas do Portas”, uma paródia (ou talvez não) ao CDS-PP e ao seu líder.

 

 

O Esquerda.net volta a ter um dos vídeos mais vistos. Com 34544 visualizações surge o vídeo que recorda os “corninhos” de Manuel Pinho. Um momento que conta com diversos vídeos online, mas é o do Esquerda.net que contabiliza mais visualizações.

 

 

No que diz respeito aos partidos o Bloco é de longe o vencedor na utilização dos vídeos. Navegando pelos perfis “socrates2009”, “politicadeverdade” e do CDS e CDU os vídeos mais vistos ficam longe dos primeiros deste Top.
 

No perfil “socrates2009” no Sapo o filme mais visto tem cerca de 2000 visualizações e, curiosamente, é da BlogConf organizada pelo PS. No perfil do Youtube o mais visto tem pouco mais de 3000 visualizações e é um filme de 17 segundos de Carolina Patrocínio a falar de José Sócrates.

 

 

No perfil “politicadeverdade” no Sapo é de Abril o filme com mais preferências, contando com 6543 visualizações. O segundo filme mais visto já é em plena campanha eleitoral e tem 1961 visualizações. O PSD também tem canal no Youtube, mas onde o vídeo mais visto não vai além das 600 visualizações.

 

 

O CDS-PP talvez inerente à sua opção de uma campanha de baixos custos não esteve activo neste campo. Alguns vídeos colocados durante Agosto e que são peças de telejornais. No perfil do Sapo.videos o filme mais visto data de Fevereiro, uma intervenção de Paulo Portas no Parlamento, que conta com 5515 visualizações.
 

A CDU apostou num canal no seu site fazendo um telejornal próprio. No perfil dos Sapo.videos os filmes mais vistos são dedicados à festa do Avante. O mais visto tem 6187 visualizações.
 

Outro filme que surgiu, colocado por “carlosteixeiraramos”, apresenta uma montagem com momentos em que alguns candidatos aparecem suados, terminando com uma brincadeira com a eficácia de um produto – rexona, contra o suor. 1145 visualizações contabilizadas. Poucas comparadas com outros filmes, mas bem mais que muitos filmes dos partidos.
 

 

Em balanço final pode-se afirmar que os Partidos políticos, com excepção do irreverente Bloco de Esquerda, ainda estão longe de perceber as potencialidades destas ferramentas. Caindo no recente léxico político, diremos que os partidos ainda não perceberam que o uso destes meios e a presença devem ser sexys. Ou seja, apelativos.

 

Top Vídeos
título visualizações autor
“caso Manuela Moura Guedes” 261264 desconhecido
as críticas de José Sócrates ao Jornal da TVI 172219 desconhecido
“Os anseios de Carolina Patrocínio” 77949 Esquerda.net
“Sócrates vs Sócrates” 65636 31 da Armada
os “corninhos” de Manuel Pinho 34544 Esquerda.net
“amigas do Portas” 13137 desconhecido
Educação (3)pela exigência, o mérito e o ... 6545 PSD
“Lord Vader entrevista Sócrates- parte I” 6400 31 da Armada
Domigo, 7 Set Festa do Avante 2008 6189 CDU (PCP)
Paulo Portas alterações Código Penal 5521 CDS-PP
“Entrevista possível de José Sócrates a Maria Flor Pedroso” 5315 31 da Armada
“A semana de um Governo de coligação com o BE” 4844 31 da Armada
“composição do Governo de coligação de esquerda” 3185 31 da Armada
Carolina Patrocínio fala de José Sócrates 3029 PS
“Valsa de um homem carente” 2710 31 da Armada
Tiago Moreira Ramalho - BlogConf 2068 PS
Imagens da campanha 1966 PSD
“Fonte Fernando Lima” 1304 31 da Armada

 

os políticos não suam                                                                   

1145                desconhecido


 Fica o pedido para quem conhecer outros vídeos que estejam neste âmbito para deixar link em comentário ou enviar mail.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:18


já andam a falar aqui

De Rodrigo Saraiva a 06.10.2009 às 16:19

peço desculpa pela formatação, mas isto de inserir tabelas nos posts é uma aventura. E tal como em democracia, nem sempre vencemos ;-)

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas